O time Sebrae desembarcou no sul de Roraima, no município de Rorainópolis, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes universitários da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).
Trabalhar competências empreendedoras e fomentar ideias de novos modelos de negócios foram abordagens realizadas nas variadas capacitações, com temas: ‘Habilidades e Competências empreendedoras na minha vida profissional’; ‘Canvas – como dar o start em meu modelo de negócio’; e ‘Jornada Bora Empreender!’.
No início da segunda-feira, os alunos do curso de agronomia e agroecologia da UERR – Rorainópolis, participaram de oficinas ministradas pelos colaboradores Fransllyn do Nascimento – Inovação, Graciela Missio – Educação Empreendedora e Nickson Luã Andrade – Inovação/Startups.
Ressaltar habilidades existentes e identificar melhorias para trabalhar competências empreendedoras na vida pós-universidade, foram alguns dos temas abordados nas oficinas, que seguiram por dois dias.
Ainda no dia 24, pela tarde, foi a vez dos alunos do IFRR do técnico integrado ao ensino médio (cursos de agroindústria, agropecuária e aquicultura) e do curso de agronomia, participarem da ‘Oficina de problematização’ para analisar dificuldades envolvidas no agronegócio e, assim, desenvolver empreendimentos inovadores – as startups.
Graciela Missio, coordenadora de Educação Empreendedora, frisa a importância dessas oficinas na vida dos estudantes, e os resultados esperados após as capacitações.
“Essa aproximação com o Sebrae é muito interessante porque eles conseguem visualizar o que a instituição tem a oferecer e como pode ajudar. Através do Canvas, esperamos que os alunos possam apertar o start em seu perfil empreendedor”,afirma Graciela.
