
“Uma parceria que tem dado certo”. Foi assim que o professor Robson Silva do curso de Gestão Hospitalar do Instituto Federal de Roraima (IFRR) definiu o apoio do Sebrae que tem ministrado oficinas aos estudantes. Esta semana, os alunos do Campus Boa Vista, localizado no bairro Pricumã, aprenderam sobre liderança transformadora na área da Saúde.
A palestra ocorreu dentro da disciplina de empreendedorismo que já faz parte da graduação. Qual o papel do líder? Que tipo de liderança transforma e inspira? Questões como essas foram respondidas aos estudantes de diversos semestres que estavam em sala na noite da última segunda-feira, 17.
Ser um líder é muito importante em cursos de gestão e administração é o que afirma Alaísa Borges, de 31 anos, que está no terceiro semestre. “Já teve diversas palestras do Sebrae que foram motivadoras. Sabemos que formar gestores é uma atividade muito difícil, porque ser gestor não é para qualquer um. Então, toda palestra que assistimos do Sebrae vem nos ajudar a crescer para exercermos da melhor forma possível a nossa profissão”, afirmou empolgada.
A graduação em gestão hospitalar possibilita uma ampla atuação no mercado de trabalho. Desde gerenciar instituições, órgãos, setores públicos, empresas privadas e até empreender na área. A parceria do Sebrae com o IFRR soma esforços para que a sociedade colha os frutos em uma área importante para uma qualidade de vida melhor.
A gente precisa cada vez mais de um atendimento humanizado no setor da saúde. Esse atendimento vem por meio da liderança. Para desenvolver na equipe uma cultura da humanização, para que as pessoas cuidem das outras com respeito, carinho, dedicação e empatia, reforçou Taciana Rodrigues, instrutora do Sebrae.
A oficina ocorreu de forma interativa, com rodas metodológicas dado voz aos participantes, que contaram as suas perspectivas dentro da área e tiraram dúvidas de como liderarem as suas futuras equipes. A instrutora Taciana aproveitou para atualizar os discentes das novidades do empreendedorismo atualmente e como lidar com os desafios.
Alaísa contou que espera trabalhar com gestão hospitalar indígena. “Nosso estado é escasso desse tipo de serviço. Fizemos visitas técnicas nos Dsei’s [Distritos Sanitários de Saúde Indígena] com os professores e eu escolhi a área que quero seguir. Com esses conhecimentos compartilhados vou poder exercer minha profissão com mais qualidade. Essas palestras e oficinas do Sebrae nos abrem horizontes”, disse.
Segundo o professor do curso, Robson Silva, as oficinas com o Sebrae servem para trabalhar as especificidades de cada estudante. “A gente dá um foco para cada curso com base no empreendedorismo e mostra opções de como atuar nas respectivas áreas. O empreendedorismo cabe em qualquer curso técnico”, explicou Silva. A parceria também atende outros cursos de graduação do IFRR.
Na quarta-feira, 26, os instrutores do Sebrae voltam ao IFRR para uma nova oficina – essa será sobre planejamento financeiro.
