Aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), a capacitação de desenvolvimento pessoal e liderança assertiva, promovido pelo Sebrae/RR em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr). O público-alvo foram os colaboradores da agência.
Com a contribuição do diretor superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, o curso contou com cerca de 20 participantes, e um palestrante nacional, Alexander Dornelles, auditor fiscal federal agropecuário e master trainer em liderança assertiva. Baú contou sobre os desafios de gerir secretarias e instituições privadas, além de reforçar o comprometimento com resoluções e resultados.
Me esforço bastante para trabalhar a liderança, estudo e me capacito diariamente para sempre estar melhorando, estar aqui hoje é uma oportunidade de falar um pouco sobre o desenvolvimento da carreira que eu tive, da performance, e partilhar com os colegas da Aderr a trajetória que eu busco diferenciar, o que eu busco fazer pra poder trabalhar melhor a gestão e enxergar melhores resultados pra aqueles que esperam que estão conosco
Conforme a analista técnica da Unidade de Competitividade Agroambiental (Uagro), do Sebrae/RR, Fernanda Rodrigues, a palestra foi uma iniciativa Aderr em parceria com o Sebrae.
Estamos aqui hoje para atender servidores da agência, e trouxemos de Brasília o professor Dr. Alexander Dornelles, que é auditor fiscal e é especialista em desenvolvimento pessoal e liderança.
Para ela, o Sebrae contribui com a Aderr no aspecto de promoção do agronegócio, com objetivo de capacitar os servidores do Estado, e assim contribuir com a vida do produtor e do pequeno produtor. De acordo com Fernanda, é uma cadeia que é trabalhada e colhe os benefícios dessa capacitação.
Além do diretor superintendente do Sebrae, Emerson Baú, a deputada estadual Ângela Águida Portela também contribuiu, abordando temas como a dificuldade de acesso à informação, e a vontade de vencer desafios. A deputada informou que trabalhar a liderança é muito importante para motivar as pessoas, buscar extrair delas, o que elas têm de melhor, empoderar as pessoas e fazer com que elas também se sintam que elas estão contribuindo.
E as pessoas fazem isso quando elas se redescobrem, quando elas compreendem o papel delas, ou seja na família, seja no grupo de amigos, seja no local de trabalho. E o curso de liderança, ele traz essa oportunidade, e também de você se reavaliar e de você se ressignificar, o que é também muito interessante
Ao longo da tarde os colaboradores perguntaram sobre negócios, propostas, ideias e projetos pessoais, gerando conteúdo entre os palestrantes e os participantes. Um deles foi Marcos Prill, diretor de defesa vegetal, que disse que a capacitação promovida através desse convênio entre as instituições, é fundamental para ‘dar um gás’ nos servidores.
Empolgar eles e ver que nós somos capazes de muito mais, de ter um aprendizado, de ter uma evolução. Então a experiência do palestrante que já trabalha na área, no serviço público, na iniciativa privada e com treinamentos, ele contribui com o desenvolvimento de habilidades que eles já possuem, e podem formar capacidade de liderança naqueles que ainda estão aprendendo a lidar com pessoas, a aproveitar melhor os seus recursos, tanto material quanto financeiro, e para a gente poder prestar em um novo serviço, com uma qualidade melhor para os nossos clientes concluiu.