Terminam nesta sexta-feira, 07 de junho, as inscrições para a 2ª Edição do Desafio Liga Jovem. Realizada pelo Sebrae, por meio do Instituto Ideias de Futuro, o DLJ2 é a maior competição de empreendedorismo tecnológico nas instituições de ensino do Brasil. Podem participar estudantes dos 8º e 9º anos do Fundamental; do Ensino Médio; da Educação Profissional (cursos técnicos) ou Educação Superior (faculdades e universidades). Basta acessar www.desafioligajovem.com.br.
Este ano, mais de 40 mil estudantes já estão inscritos. Um detalhe importante é que a participação só é efetivada depois que são formadas equipes com no mínimo dois e no máximo 5 estudantes e um orientador, que precisa ser um professor ou outro profissional da educação.
Nosso objetivo é que, nesta edição, o Desafio Liga Jovem se consolide como o maior campeonato de empreendedorismo do país.Elaine Novetti, gestora do Desafio Liga Jovem no Sebrae
Nossa expectativa é de concluir esse período de inscrições, garantindo que a informação tenha chegado a todo o Brasil e que os estudantes das redes pública e particular tiveram a chance de conhecer, se interessar, formar um grupo, chamar um professor e participar do Desafio Liga Jovem. Oswaldo Cruz, presidente do Instituto Ideias de Futuro
Até o final de maio, o Sebrae e o Instituto Ideias de Futuro visitaram mais de 100 cidades, resultando na participação de equipes de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal, ativando o Desafio em toda a rede de ensino. Somadas às oficinas online, as ações já impactaram 65 mil estudantes de todo o Brasil. E mais de 1.900 municípios brasileiros contarão com representantes nesta edição, o que representa mais de 35% do território nacional.
Além das premiações (vale-presentes, smartwatches, notebooks, smartphones, viagens nacionais e internacionais), os participantes regularmente inscritos terão acesso a capacitações gratuitas em empreendedorismo tecnológico, com certificados. É unânime, entre os participantes, o aprendizado obtido pelo Desafio, ao aprenderem como montar um projeto rentável de impacto social, como trabalhar em equipe, habilidades de comunicação e defesa das suas ideias. Por isso, o Desafio ultrapassa o caráter de competição, sendo considerado uma grande oportunidade para jovens e adultos desenvolverem seu potencial de transformar o mundo a partir de ideias.
O Desafio acontece em 5 etapas – Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional.
- Desde o seu lançamento, o Esquenta nas Redes já impactou centenas de estudantes e se entende até o final das inscrições. Foi criado para engajar os participantes, com diversas missões valendo prêmios, tanto para estudantes, quanto para escolas e orientadores. Entre os prêmios estão celulares, smartwatches e vale compras, a serem entregues no segundo semestre. A etapa é opcional e não conta pontos para o Desafio Liga Jovem.
- Virada Empreendedora – de 7 a 9 de junho – maratona de conteúdo sobre Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas para apoiar os estudantes no aprimoramento de suas competências empreendedoras e dar suporte às equipes no desenvolvimento de seus projetos. Após a virada, as equipes devem gravar um vídeo de até 5 minutos, até o dia 20 de junho, apresentando o projeto elaborado. Os 24 melhores projetos de cada Estado passarão para a etapa Estadual.
- Etapa Estadual – agosto – equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma online, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por estado, para definir a equipe vencedora de cada categoria, cujos integrantes receberão vale-compras de R$ 500 por pessoa. Essas equipes seguirão para a Etapa Regional.
- Etapa Regional – setembro e outubro – vencedores de cada estado apresentarão seus projetos para uma nova banca de jurados, também de maneira remota. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem para participar presencialmente da Etapa Nacional, além de um celular de última geração para cada participante e para o orientador.
- Etapa Nacional – dezembro – participação de 20 equipes e acontecerá em uma das capitais tecnológicas do Brasil, com toda a viagem paga pelo Sebrae. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar seus pitches para uma banca de jurados, de forma presencial, tendo a oportunidade de destacar o potencial de seus projetos.
Critérios de avaliação
Os projetos serão avaliados por especialistas com base em cinco critérios: entendimento do público-alvo, criatividade e inovação, impacto no dia a dia da comunidade, sustentabilidade financeira e protótipo.
Premiações
As equipes vencedoras de cada categoria serão premiadas com uma Missão Internacional (viagem) de até 10 dias, além de um notebook para cada um dos participantes e para o professor orientador. No segundo lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um tablet.
Novidades
A 2ª Edição do Desafio Liga Jovem já tem mais de 35 mil inscritos. No ano passado, 5 mil estudantes se inscreveram. O público da educação superior também entra pela primeira vez no rol de competidores. O DLJ2 trouxe políticas afirmativas para estudantes da rede pública de ensino: 4 em cada 6 projetos classificados para as disputas regionais serão desse público. A partir dessa etapa, esses jovens terão um acréscimo de pontuação de 15% na avaliação de seus projetos. O intuito é equalizar as oportunidades para participantes com mais ou menos estrutura para desenvolver seus trabalhos.