ASN RR
Compartilhe

Happy Hour Franquias: Segmento que tem ganhado força no mercado encontra soluções no Sebrae/RR

Missão empresarial para ABF Expo, projeto voltado para o setor e ecossistema de franquias foram focos do evento
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

Na noite desta quinta-feira, 25, o Sebrae/RR promoveu o Happy Hour Franquias, na Espetaria Brahma. Um momento de descontração, networking e transformação do empreendedorismo local. Esse foi o ponta pé inicial para um novo projeto que tem ganhado força na instituição afim de incentivar os negócios locais a expandirem a visão de mercado.

O público de mais de 50 pessoas estava diversificado. Entre empreendedores com interesse em saber mais sobre o processo de trazer uma franquia para Roraima e aqueles que aspiram franquiar suas empresas e ganhar novos espaços.

O Sebrae tem essa missão de fazer com que possamos pensar grande, de forma macro. Estamos juntos com vocês gerando renda, emprego e desenvolvimento.pontuou o diretor técnico Doan Rabelo.

Doan Rabelo, diretor técnico do Sebrae/RR

De certo todos saíram inspirados pelo case de sucesso de Gildo Mota. O fundador da Best Laser, empresa roraimense, que alcançou nove estados com sua marca, espalhando pelo Brasil mais de 40 unidades de franquias.

A história começou com o contato do empresário com uma franquia do mesmo segmento, mas que durante sua experiência como franquiado percebeu pontos de melhora no processo e decidiu então montar a sua própria empresa e aplicar as ideias de operação.

Digo que temos que observar o mercado e foi isso que fiz. É importante ver uma necessidade que existe e tentar resolver o problema das pessoas. Quando falamos de negócios, falamos de processos de pessoas. A minha ideia é mostrar que é possível aqui em Boa Vista montar uma operação que vá para outros lugares. Empreender é muito bom, principalmente quando a gente percebe que transforma a vida das pessoas.

Gildo Mota, fundador da Best Laser.

Entre as dicas para quem quer levar a marca para outros lugares, o importante para Mota é dominar a operação, ou seja, validar os processos e ver se de fato aquele negócio gera lucro. Após isso, sim, investir nos processos de expansão orgânica.

Esse é o caso da empresária Adilane Chaves, que decidiu entender mais sobre esse processo para franquiar a sua empresa. Há mais de 10 anos empreendendo, ela e o esposo já trabalharam com franquias famosas do ramo do fastfood, mas atualmente decidiram investir no próprio negócio, o Churrasqueiro, que promove uma inovação no segmento do churrasco, e acredita ser possível levar essa ideia para um novo patamar.

Fomos franqueados de algumas marcas nacionais e de uma americana. Para a gente foi uma experiência incrível e nos preparou para termos a nossa. A intenção é realmente prospectar e fazer um caminho de franquear nossa marca. O meu negócio é de cortes especiais e é uma tendência do Estados Unidos para o Brasil. Trouxe esse negócio como uma inovação para a Boa Vista e já estou prospectando formar os processos para que a gente possa replicar o modelo de negócio em outros estados.compartilhou a empresária.

Adilane Chaves, empresária.

ECOSSISTEMA DE FRANQUIAS

Para trazer uma visão mais ampla do crescimento das franquias no Estado e também as oportunidades que esse mercado traz, o superintendente do Pátio Roraima Shopping, Leandro Bastos, apresentou alguns pontos do ecossistema de franquias.

Entre os números apresentados, do total de 122 contratos atualmente do Pátio, 54% das são franquias. E dessas, do top 10 de melhores vendas, 7 são franquias que se mantem nesse ranking.

Entre os pontos positivos para quem se interesse em franquia estão o suporte e treinamento, acesso a recursos e independência além da visibilidade que o nome da marca já traz por ser consolidada no mercado. Leandro ressaltou o leque de oportunidade com marcas estabelecidas e que tem estado de olho em Roraima para trazer unidade.

A dica que eu dou é execute o que alguém tocou lá trás, já está testado e a regra diz que vai dar certo, você entra no negócio sabendo que tem um background atrás. A minha percepção mostra que quem está começando faz todo sentido ir para uma franquia. Incentivo que estude, vá no detalhe, converse com pessoas que já estão preparadas. É importante ter um alicerce pra que não precise voltar atrás. salientou Bastos.

Leandro Bastos, superintendente do Pátio Roraima Shopping.

MISSÃO ABF EXPO

Durante a programação também foi anunciado ao público uma Missão para a ABF Expo, para conectar os empresários de Roraima com os de outros estados e fortalecer esse ecossistema de franquias. O evento ocorre de 26 a 29 de junho em São Paulo. Os participantes irão contar com todo o suporte e assessoria do Sebrae/RR não só durante o evento, mas também na preparação e nos pós. Uma Trilha de Conhecimento especifica para franquias totalmente gratuita também foi disponibilizada para os interessados no segmento.

O Sebrae tem pensado em jornadas para esses empresários que se interessam em conhecer esse universo. Essa foi o pontapé inicial dessa jornada. A gente começa com o happy hour apresentando a proposta da missão. Mas estamos em contato com a própria ABF, a associação, para entregar soluções para empresas, para empreendedores que querem se tornar franquias e para franqueados que precisam de algum ajuste. esclareceu o gerente de Inovação, Mercado e Serviços Financeiro, Wharlisson Aguiar.

Wharlisson Aguiar, gerente de Inovação, Mercado e Serviços Financeiro.

Os participantes irão contar com todo o suporte e assessoria do Sebrae/RR não só durante a Missão, mas na preparação e nos pós. Uma Trilha de Conhecimento especifica para franquias totalmente gratuita também foi disponibilizada para os interessados no segmento. Para mais informações, é só entrar em contato pelo telefone 95 98404 4783.