Você empreendedor já conhece o Fampe? O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) é constituído pelo Sebrae para ajudar os pequenos negócios a acessar empréstimos e financiamentos, além de aumentar as garantias nas operações de crédito.
Para utilizar, o empresário deve primeiro se informar sobre as linhas de crédito que mais se adequam às necessidades do seu negócio, depois conferir se a instituição bancária no qual possui vínculo é conveniada pelo Sebrae, para então utilizar o Fampe.
O analista técnico da Unidade de Gestão da Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae/RR, Eckner Oliveira, ressalta o objetivo do Fundo:
O Fampe é um aval complementar para facilitar o acesso ao crédito nas instituições financeiras pelos pequenos negócios. Os recurso do Fundo são usados como garantia complementar no crédito contratado nas instituições financeiras conveniadas ao Sebrae. O processo de análise é todo feito pela instituição financeira para a concessão do financiamento, é uma decisão exclusiva do banco.
Quem pode utilizar o Fundo:
- MEI’s – Micro Empreendedor Individual;
- ME – Micro Empresa;
- EPP – Empresa de Pequeno Porte.
A empresária Eusilene Sousa Matos, da empresa Roraima Adventure, é um caso de sucesso com o Fampe, a empresa já utilizou o Fundo duas vezes. Em 2024 o Fampe concedeu R$ 60 mil em crédito a empresa. Eusilene compartilha a experiência:
Este programa de financiamento possibilitou a renovação de equipamentos como barracas, cadeiras, material de cozinha, tendas e outros equipamentos da expedição. Os investimentos realizados a partir do financiamento colaboraram para que a empresa alcançasse um crescimento significativo, experimentando a ampliação de suas vendas, priorizando as expectativas de nossos clientes incluindo a satisfação com os serviços prestado ano após ano.
No ano anterior, o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas do Sebrae/RR possibilitou R$ 5,62 milhões em crédito para 161 pequenas empresas, esse número comprova que a parceria Sebrae/RR junto a instituições financeiras tem favorecido o empreendedorismo no estado de Roraima.