ASN RR Atualização
Compartilhe

FERNANDA KELLER: Em Boa Vista, maior triatleta brasileira explica elo inspirador do esporte com o empreendedorismo

Talkshow do Sebrae Roraima, Centro Universitário Estácio e Instituto YDUQS, reuniu empresários, instituições e parceiros na capital de Roraima
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

A triatleta Fernanda Keller participou de palestra em formato de talkshow para falar sobre a relação inspiradora do esporte na vida de empreendedores. O evento promovido pelo Sebrae Roraima, com o Centro Universitário Estácio e Instituto YDUQS, reuniu empresários, instituições e jornalistas nesta quarta-feira (28), no Espaço Nobre, no bairro São Francisco.

O superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, destacou a importância da parceria com outras instituições para promover iniciativas inspiradoras em prol do empreendedorismo no Estado, a exemplo deste evento.

“O Sebrae acredita que sozinho não consegue avançar. A necessidade de ter parceiros faz com que os empresários cresçam e a gente consiga entregar para a sociedade algo muito maior”, disse Baú.

Diretor Superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, e a Reitora da Estácio, Brena Linhares.

A reitora do Centro Universitário Estácio, Brena Linhares, afirmou que o talkshow em parceria com o Sebrae busca evidenciar as coincidências da rotina do atleta com a do empresário. “São metas, desafios, objetivos, planejamento. Todo esse passo a passo do esportista, o empresário também precisa fazer na vida dele”, afirmou.

Fernanda Keller lembrou momentos marcantes da carreira e de desafios superados. Ela lembrou ter disputado uma prova na década de 1990, cujo percurso era de Angra dos Reis para o Rio de Janeiro, sem saber que estava infectada pela rubéola. A doença, cujos sintomas são febre e mal-estar, derrubou seu rendimento no trajeto.

Mas após lembrar de quem ela era e da origem de sua força, conseguiu continuar e ainda cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

A minha força veio muito da minha paixão, do meu orgulho de ser brasileira, de representar o meu País, de conseguir ser campeã. A gente é muito mais forte que imagina, como atleta, como empresa, como País, declarou Keller durante o talkshow.

Evento contou com 170 participantes, entre instituições, empresas e imprensa.

Para a triatleta – que disputou centenas de provas que incluem 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42km de corrida, o que une o esporte e o empreendedorismo é a felicidade, a saúde física para gerir o próprio negócio e a presença uma equipe de apoiadores. “A gente tem que estar feliz para render como pessoa e como empresa”, avaliou.

Fernanda Keller Nunes nasceu em Niterói (RJ) no dia 4 de outubro de 1963. A triatleta tem mais de 100 títulos na carreira, incluindo o campeonato brasileiro, o pentacampeonato do Ironman Brasil e o hexacampeonato do Troféu Brasil de Triathlon.

Por 14 vezes, esteve entre as dez melhores do Mundial de Ironman do Havaí, competição na qual ela foi a única do planeta a disputar por 24 anos consecutivos. É recordista sul-americana do Ironman. Fernanda também foi reconhecida com o Prêmio Forbes de Mulher Mais Influente do Esporte.

“Se a gente se perde no nosso propósito, fica difícil você lembrar como começou e a sua meta aonde você quer chegar. É acreditar mesmo nos momentos difíceis que a gente vai conseguir chegar, vencer. Você vai adaptando, ajustando, mas nunca desistindo”, disse.

São lições que inspiram empresários como Hélio Zanona. Há 16 anos no ramo do turismo, Zanona prestigiou o talkshow e destacou três combustíveis fundamentais para alavancar um negócio, com base na vivência explanada por Fernanda.

“Equilíbrio, pra manter o corpo saudável e se manter nessa rotina de empresário. Planejar – parar pra se dedicar a uma atividade, seja ela qual for. E geração de resultado: atuar o tempo todo em prol dos seus clientes, parceiros, pra você se manter no mercado”, avaliou.