ASN RR
Compartilhe

FEIRA EDUCATIVA: Sebrae Roraima apoia projeto de educação empreendedora com alunos da Escola Municipal

O evento aconteceu na quadra da escola Palmira de Castro
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe

O projeto “Alfabetiza mais Palmira” é uma ação desenvolvida pelos gestores e professores da Escola Municipal Palmira de Castro, que visa apresentar aos alunos o conceito da educação empreendedora, através de atividades lúdicas e pedagógicas. Para auxiliar essa iniciativa, o Sebrae/RR apoiou a “II Feira de Negócios”, com a finalidade de colocar em prática as habilidades que os estudantes têm desenvolvido em sala de aula. Essa ação vem ao encontro do objetivo do projeto da Educação Empreendedora que é desenvolver qualidades e habilidades inerentes ao empreendedorismo, como, por exemplo, a capacidade de enxergar oportunidades, a proatividade e o gerenciamento de risco, entre outras.

Com o acompanhamento do programa ALI Educação Empreendedora, o projeto trabalha os principais eixos do empreendedorismo sobre como empreender e montar seu próprio negócio. “O Sebrae/RR nos ajuda através de encontros e palestras com um Agente de Inovação Local responsável pela escola, que nos possibilita passar os conceitos de forma dinâmica aos alunos”, ressaltou o diretor da escola, Marcos Antônio.

Em ambiente de muita diversão e aprendizagem, os alunos do 1º ao 5º realizaram vendas de alimentos, brinquedos, plantas, canetas decoradas, bazar de roupas, pinturas e penteados com o apoio dos professores e dos pais que também participaram desse momento de estímulo empreendedor.

“O Sebrae como a casa do empreendedor, sabe da importância de apoiar um evento como este, pois, trabalhar a educação empreendedora e financeira com essas crianças que serão nossos futuros empreendedores, é uma forma de mostrar para eles que suas ideias podem gerar soluções que impactam positivamente a sociedade, além de evidenciar que a instituição estará presente para apoiá-los”, explicou a coordenadora de educação empreendedora do Sebrae/RR, Graciela Missio.

O professor, José Vieira, destaca que trabalhar matemática em sala de aula é um dos primeiros contatos das crianças com a educação financeira, e que aprimorar as habilidades empreendedoras as prepara para lidar com os desafios do futuro e também permite que os estudantes entendam o valor do trabalho e da relação custo-benefício.

 “O Sebrae/RR nos apoia nesse suporte físico, trazendo as barracas para montar a feira e também na parte pedagógica, fixando e motivando o espírito do empreendedorismo nos alunos. O ser humano tem, por vocação, a vontade de transformar, apesar de não nascermos empreendedores, esse é um potencial que, assim como outros que oferecem melhorias à sociedade, deve ser desenvolvido ainda na infância”, reforçou o professor.

EMPREENDEDORA MIRIM

Aos 7 anos, Elloá Vitória, é um exemplo de força de vontade e determinação. A aluna do 2º ano, criou seu próprio empreendimento na escola com vendas de pulseiras, anéis e colares de miçangas. Além da comercialização, a menina é responsável pela produção dos objetos.

Elloá Vitória, aluna do 2º ano, e sua mãe, Rafaela Bezerra.

A mãe da empreendedora mirim, Rafaela Bezerra, conta que a filha sempre gostou de acessórios e quando se interessou por miçangas, aprendeu a fazer as peças artesanais sozinha e as produz como um passa tempo.

“No início, pensei que seria somente algo passageiro, mas Elloá começou a se dedicar cada vez mais e falou que queria vender suas pulseiras e colares na escola. Como mãe, é um motivo de orgulho ver ela tão empenhada e motivada, apesar da pouca idade”, relatou Rafaela.

EDUCAÇÃO EMPREEDEDORA

A educação empreendedora desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida. Colabora para o desenvolvimento integral de estudantes e estimula o seu protagonismo em diversas faixas etárias. Oferece soluções de aperfeiçoamento e valorização profissional de professores e gestores escolares.