ASN RR Atualização
Compartilhe

Evento Café com Doutores oportuniza debate sobre pesquisas e negócios inovadores

Sebrae Roraima foi um dos apoiadores do evento promovido pela Seadi e correalizado com a FINEP
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

Pesquisadores e instituições de Roraima tiveram um momento especial de troca de conhecimento sobre a Inovação nesta segunda-feira (6) com a realização do Café com Doutores, um evento voltado para discutir pesquisas e oportunização de negócios.

Promovido pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi) e correalizado com a FINEP, a iniciativa teve apoio do Sebrae Roraima juntamente com a FIER.

O analista técnico do Sebrae/RR que faz parte do time de Inovação da Instituição, Fransllyn do Nascimento, destacou a importância de apoiar eventos com esta temática.

Fransllyn do Nascimento, analista do Sebrae/RR

“Em alguns momentos, os negócios inovadores podem ter início com projetos que estão na bancada científica, então o Sebrae apoia evento como esses, com a divulgação de soluções inovadoras que tem o potencial de se transformar em negócio próprio”, disse.

A coordenadora técnica administrativa da FIER, Luana Barbosa, reforçou que é importante unir forças para debater um tema que vai trazer melhorias para a região.

“Buscamos contribuir tanto com nossos empresários quanto com o desenvolvimento do estado de Roraima, então sempre estamos abertos a esse tipo de parceria”, complementou.

A programação

Dessa forma, a programação contou com a apresentação do programa de apoio e financiamento Finep InovaDoc. O objetivo foi oportunizar aos Doutores Pesquisadores de Roraima uma aproximação com o programa.

O gerente regional da Finep, Rodrigo de Lima, mostrou detalhes sobre o programa e explicou a importância da Inovação no estado.

“A ideia é mostrar quais opções estão abertas, formatar um bom projeto e como captar esses recursos porque a inovação é muito necessária. Ela traz desenvolvimento, traz crescimento regional e aprimoramento, mas ela precisa de um investimento”, destacou.

A programação ainda contou com a apresentação do case de sucesso de Edileno Silva de Moura, Doutor Pesquisador que transformou sua pesquisa em empreendimento inovador, que são as startups de Tecnologia Akwan, Neemu, Zunnit e Teewa.

Momento que abre portas

Roraima está no início de sua caminhada no desenvolvimento do Ecossistema de Inovação. Foi pensando nisso que a Seadi idealizou o evento como forma de abrir portas. É o que explica o coordenador de Indústria Criativa e Inovação Sustentável na Seadi, Reginaldo Rubhi Braga.

“Temos um Ecossistema ainda frágil em que precisamos iniciar os primeiros passos do seu desenvolvimento. Um deles é, justamente, construir a cultura da Inovação e essa cultura vem pelo debate. Queremos aproveitar um instrumento de fomento inovador que é o edital do Programa da Finep e apresentar ao público”, acrescentou.

Quem achou o momento bastante proveitoso foi o Doutor em Biotecnlogia, Umberto Zottich Pereira. Atualmente, ele tem uma empresa de aceleramento de fermentação e outra que faz análise de solo e água.

“Ouvir o que foi debatido no evento foi bastante esclarecedor para mim. Também foi importante a interação entre os colegas porque acaba ocorrendo trocas de experiências, o que é muito interessante”, concluiu.