ASN RR
Compartilhe

Escolas são beneficiadas com programa de inovação e empreendedorismo

Cerca de 30 instituições participaram do Ciclo II do ALI Educação Empreendedora.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Iniciativa do Sebrae/RR impulsiona o empreendedorismo no ensino público do estado e celebra conquistas.

O Programa ALI Educação Empreendedora encerrou com um encontro especial para celebrar as conquistas, superações e resultados do Ciclo II dessa iniciativa do Sebrae/RR que tem transformado a educação no Estado.

Nessa fase, 34 escolas participaram do programa incorporando os comportamentos empreendedores no ensino público de Roraima.

Estiveram presentes na sexta-feira, dia 29, no Sebrae Airton Dias, professores e gestores das escolas participantes, os ALI (Agentes Locais de Inovação) responsáveis por fomentar o empreendedorismo nas unidades escolares e representantes da Secretaria de Educação do Estado e da Prefeitura. Os Agentes falaram sobre os projetos e proporcionaram um momento inspirador de conhecimento sobre cada comunidade escolar.

Apoiadora técnica Escola Municipal Joselma Lima de Souza, Karine Mota.

Com o desafio de promover o empreendedorismo nas escolas do Sul do Estado, nos municípios de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Rorainópolis, Karine Mota celebrou os resultados com a Feira Empreendendo com Sustentabilidade realizada na Escola Municipal Joselma Lima de Souza.

“O evento despertou neles o senso de comunidade e mostrou formas de renda empreendendo sem agredir o meio ambiente com itens comuns, como: óleo para fazer sabão artesanal” compartilhou Karine.

Uma das dificuldades apontadas por ela, foi a falta de conhecimento sobre o assunto por parte da comunidade escolar e também a distância em que se encontram da Capital. “Nós estamos ali para mostrar esse caminho que eles podem percorrer para gerar transformação nas escolas”, completou.

Apoiadora técnica da Escola Estadual Buritis, Gesilvânia Fonseca.

A Escola Estadual Buritis também foi um dos cases apresentados no evento. Na instituição cerca de 50% dos estudantes são imigrantes e eles já tinham um projeto voltado para o empreendedorismo, mas que foi aperfeiçoado durante esse Ciclo do Educação Empreendedora e resultou na I Feira do Empreendedor, valorizando a cultura estrangeira e abrindo espaço de acolhimento e solução de renda.

“Os alunos estão empolgados. Aqueles que não tiveram tanto êxito ou não participaram da primeira Feira estão ansiosos para a próxima edição. Nós, somos uma escola que vai continuar no próximo ciclo com o Sebrae e todos estamos esperando para ver mais transformação” contou empolgada Gesilvânia Fonseca, que faz parte do apoio técnico na escola Buritis.

Diretor Técnico do Sebrae/RR, Doan Rabelo.

Sempre presente, a diretoria do Sebrae/RR, representada pelo diretor técnico Doan Rabelo e diretor administrativo e financeiro Almir Sá, reafirmou a importância de incentivar os sonhos, desenvolver indivíduos com potencial empreendedor para vida e transformar as realidades por meio de uma educação empreendedora.

“Nós sabemos a importância que vocês têm para esse Estado, para o aprendizado e para preservar a educação. Não há outro caminho para que haja transformação a não ser pelo conhecimento. Ser empreendedor é pensar grande e pensar no futuro” falou Doan Rabelo.

O Programa ALI Educação Empreendedora iniciou em 2022, como uma ramificação do Programa ALI, se tornando uma ferramenta estratégica para levar empreendedorismo, transformação e vontade de inovar para dentro das escolas, oportunizando aos estudantes novos caminhos para seguir. Dessa forma, gerar mudança nos métodos educacional, oxigenar os aprendizados e sensibilizar a comunidade pedagógica para além da teoria no ensino.