ASN RR Atualização
Compartilhe

Escola de Boa Vista incentiva empreendedorismo através de Feirinha de negócios

Plantando as Sementes do Conhecimento Financeiro desde a Infância
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
O projeto ‘Feira Livre Palmira’ está abrindo caminho para a excelência na educação financeira desde cedo.

Pensando no desempenho da aprendizagem dos alunos sobre questões matemáticas, a Escola Municipal Palmira de Castro Machado, criou o projeto “Feira Livre Palmira: educação financeira começa na escola”, com o objetivo de motivar e estimular habilidades e competências ligadas à educação empreendedora com estudantes do 1º ao 5º ano.

Com o acompanhamento do programa ALI Educação Empreendedora do Sebrae/RR, o cenário dessa iniciativa se transformou com a realização da segunda edição da feira que, além de proporcionar um ambiente onde os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula sobre consciência de valores, empreendimento, investimentos e resolver problemas matemáticos, também conseguiram arrecadar um valor significativo para a escola.

Essa iniciativa já era desenvolvida na Palmira de Castro, mas com a entrada do ALI tivemos a ideia de tentar monetizar esse projeto, então trabalhamos juntamente com a equipe gestora da instituição para fazer com que esse evento tivesse um retorno com recursos que beneficiassem a escola, disse a Agente Local de Inovação do projeto, Janayna Barbosa.

Izaias Nonato (coordenação pedagógica), Talison Silva (Analista Sebrae/RR), Janayna Barbosa (ALI Educação Empreendedora), Marco Antônio Silva (Diretor da escola), Welen Barroso (Coordenação pedagógica) e Marinho Soares (Coordenação pedagógica).

A feira de empreendedorismo ocorreu na quadra da escola e contou com stands divididos por turmas, onde cada um tinha seus produtos confeccionados e adquiridos para a venda. Para além da educação financeira, o evento também conscientizou as crianças sobre a importância da sustentabilidade.

Desenvolvendo a educação ambiental fizemos um bazar de roupas e uma barraquinha específica de desapego com brinquedos que eles não utilizavam mais, então esse momento foi super significativo tanto para o aprendizado pessoal de cada aluno, quanto para as outras atividades e ações feitas na escola devido ao retorno financeiro que a feirinha proporcionou, acrescentou a ALI, Janayna.

Em um ambiente de descontração, os alunos fizeram vendas de alimentos (Bolo, Cachorro-quente, Pipoca Gourmet, Dindin, Sorvete, Picolé) artesanato, plantas, brinquedos, canetas decoradas, pinturas de rosto, pescaria e barraca das pipas.

Com o sucesso do projeto, a feirinha contou com parcerias que contribuíram com prêmios que foram colocados para o bingo e leilão realizados no evento.

Welen Silva, Leidymar Cunha Matias, Marcos Antônio Silva, Izaías Nonato, Marinho Soares, Marcilene Rosa Mendes e Graciela Missio

A Feira Livre Palmira foi um resultado de todo o trabalho realizado pelos alunos, professores, equipe gestora e pelo Sebrae/RR através do programa ALI. Para realizar as compras, os clientes deveriam se dirigir ao caixa e trocar o valor real por cédulas de valores fictícios, essa ação foi importante para que os alunos pudessem ter contato com as cédulas e conseguir manuseá-las de forma cuidadosa, pontou o gestor da Escola Municipal Palmira de Castro Machado, Marcos Antônio Santos Silva.

O gestor reforçou que essa iniciativa demonstra e comprova que trabalhar o empreendedorismo nas primeiras séries do ensino fundamental capacita os alunos e oferece conhecimento crítico sobre educação financeira.

Além do retorno pedagógico, a feirinha apresentou um resultado financeiro de R$ 10.898,00 reais com as vendas, então isso mostra que o trabalho que estamos desenvolvendo com esses alunos é de extrema importância para os incentivar a colocar em prática os princípios do empreendedorismo, finalizou Silva.

Com a parceria do ALI, a Escola Municipal Palmira de Castro Machado, aperfeiçoou a ação monetizando o evento e aproximando a comunidade do bairro sob a temática da educação empreendedora.