-

A cultura Data Driven (ou cultura orientada a dados) refere-se a uma abordagem empresarial que enfatiza a tomada de decisões e a condução de atividades com base em dados e análises quantitativas. Com o objetivo de debater sobre o assunto, o time do Sebrae/RR participou de uma palestra com equipe da Bemol Digital, na Sala das Serras – Edifício Airton Dias.
Tomada de decisões baseadas em dados, Coleta e análise de dados, Mensuração de desempenho, Cultura aberta a mudanças, Alinhamento com objetivos de negócios, Capacitação dos colaboradores e Segurança e privacidade dos dados são alguns dos principais elementos da cultura Data Driven.
Como forma de compartilhar os benefícios de uma gestão estratégica baseada em dados, participaram da ação os membros da equipe Bemol Digital: França Bandeira, diretor de tecnologia; Jesaias Arruda, Head of IT & Operation; Adriano Cunha, Software Engineer II e João Clineu, Head of Agility, People and QA.
Nessa perspectiva, as organizações valorizam o uso sistemático de dados para entender melhor o desempenho, identificam padrões, tendências e insights, a fim de tomar decisões mais certas e embasadas.
“Desde 2019, o SEBRAE/RR realiza ações para implantação da transformação digital, mas no ano de 2022, estamos com ações mais efetivas. Trazer a Bemol Digital para este momento serve como um reforço para as ações realizadas internamente, bem como o compartilhamento de experiências exitosas, mostrando que é possível transformar a cultura de uma instituição de forma positiva e produtiva. O ponto principal abordado na palestra é justamente a inserção dos dados na tomada de decisão, servindo de balizadores para as estratégias dentro do SEBRAE/RR”comentou Wanda Correia, gerente da UTIC do Sebrae/RR.
Tomada de decisões baseadas em dados, Coleta e análise de dados, Mensuração de desempenho, Cultura aberta a mudanças, Alinhamento com objetivos de negócios, Capacitação dos colaboradores e Segurança e privacidade dos dados são alguns dos principais elementos da cultura Data Driven.
João Clineu, Head of Agility, People and QA da Bemol Digital, acredita que compartilhar conhecimento e informações de forma democratizada para toda organização potencializa aquilo que já é muito bom.
“Por exemplo, o Sebrae já é uma instituição que agrega muito valor para sociedade há muitos anos. A gente se junta em comunidade para estar em grupo, compartilhando conhecimento e aprendendo um com o outro. Então, acreditamos que realizar ações como essa reforçam o maior valor que o Sebrae tem, assim como a Bemol também” afirmou Clineu.
Implementar uma cultura Data Driven pode trazer diversos benefícios para uma instituição, como melhor tomadas de decisões, aumento da eficiência operacional, identificação de oportunidades de crescimento e uma compreensão mais profunda do comportamento dos clientes.