
Na última sexta-feira, a Unidade de Competitividade Agroambiental do Sebrae Roraima realizou com sucesso o “Encontro de Negócios do Produzir Brasil” no PA Nova Amazônia, em Boa Vista. O evento reuniu representantes dos produtores rurais da região dos assentamentos dos municípios de Iracema, Caracaraí, Cantá e Boa Vista, que são lideranças atuantes dentro do Programa Produzir Brasil.
O Encontro de Negócios é uma iniciativa promovida pelo Sebrae/RR em parceria com Cooperativas Âncoras do estado de Roraima, com o objetivo de incentivar a diversificação produtiva, estimular a criação de cadeias de valor integradas e gerar oportunidades de negócios no setor agrícola.
“É um prazer grande receber o Sebrae, que sempre traz novas ideias e novos parceiros. O importante desses encontros é todo mundo se entender, começar trabalhar juntos, ter um único pensamento de produzir e levar alimento para a população de Roraima, Boa Vista e qualquer lugar do estado” afirmou Elizoneto Cardoso, presidente da Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia (COOPANA).
Sergio Fernandes, presidente da COOPERCINCO, enfatizou a relevância da parceria com o Sebrae e a necessidade de ajudar agricultores que enfrentam desafios para comercializar sua produção.
“Estamos aqui para dividir nosso conhecimento e buscar entender as necessidades desses agricultores que estão começando e que enfrentam desafios. Queremos ajudá-los a ter sucesso na agricultura” ressaltou.
Este evento proporcionou um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e o estabelecimento de parcerias, contribuindo para o crescimento e a competitividade dos pequenos negócios no campo.

Ângela Castro, produtora e presidente da Associação dos Agricultores e Artesãs do Roxinho em Iracema, ressaltou o papel fundamental do Sebrae em capacitar e orientar os agricultores locais.
“O Sebrae nos proporciona incentivo, conhecimento e recursos para que as mulheres do interior possam produzir e ter sucesso em suas atividades. Antigamente, não tínhamos esse conhecimento, mas o Sebrae sempre nos orienta e nos ajuda a expandir nossos negócios” pontuou.
Gestor do Programa Produzir Brasil, Emerson Melo explicou a abordagem do Sebrae no evento: “A ideia do Sebrae é estreitar os laços e mostrar as referências que temos em Roraima. Através do programa, levamos assistência técnica, capacitação e ações de mercado aos agricultores. Nesses encontros, conseguimos estabelecer parcerias e ajudar as lideranças cooperativas a fechar contratos promissórios”, destacou Melo.
Mais do que uma reunião de agricultores, o Encontro de Negócios do Produzir Brasil foi um evento que fortaleceu a união entre as cooperativas, promoveu a troca de conhecimento e marcou o início de novas parcerias que têm o potencial de transformar a agricultura em Roraima.
