
Estimulando o potencial dos empreendedores em gerar networking com novos clientes, o Sebrae Roraima realizou um encontro com empresários atendidos pela Rede de Agentes de Mercado em um ambiente de aprendizagem e troca de experiências.
O programa Agentes de Mercado opera por meio de consultores credenciados do Sebrae/RR especializados na área de vendas, que auxiliam pequenas empresas a se qualificarem, comercialmente, para novas oportunidades de negócios, visando ampliar a venda de seus produtos ou serviços.
A programação do encontro contou com duas palestras. A primeira “Estratégias de Vendas entre Empresas”, foi ministrada de forma online pela consultora do Sebrae, Sueli de Paula, que destacou sobre os desafios do mercado e a relevância de expandir a competitividade empresarial dos negócios.
A tomada de decisão entre empresas, envolve diversas partes interessadas e departamentos, então convencer todos faz parte de um processo de confiança para que a negociação ocorra de maneira eficaz, disse a consultora, Sueli de Paula.
Emerson Baú, superintendente do Sebrae/RR, pontou que os Agentes de Mercado possuem um papel fundamental para o fortalecimento da comercialização, pois eles criam condições para que os empresários possam efetivamente fazer negócios.
Esse encontro é consequência do trabalho, que os agentes estão fazendo com essas empresas, que aderiram ao programa, com o objetivo de buscar novos mercados e melhorar suas vendas, afirma o superintendente.
Com o acompanhamento do Agente de Mercado, as empresas recebem orientações e planos estratégicos para ampliar o acesso a outros negócios e fornecedores, além de melhorar a comercialização do produto.
Buscamos fazer essas ligações entre quem quer vender com quem deseja comprar e vamos até as empresas para verificar a produção e identificar quais as demandas. Dessa maneira, propomos um plano de ação para fazer essa aproximação com outras possíveis empresas compradoras, explicou o Agente de Mercado, Renato Moura.
A segunda palestra do evento “Como Organizar a Área Comercial”, ministrada pela Agente de Mercado, Jomara Lopes, abordou sobre a importância da gestão comercial no momento de fechar uma venda, principalmente com empresas que já são estruturadas como um grande mercado na região.
Os empresários precisam estar preparados e qualificados para manter sua empresa organizada e fazer a venda dos seus produtos. Então, nosso intuito final é conseguir estruturar esse negócio e fazer com que eles vendam mais, ressaltou a Agente, Jomara Lopes.
Em Roraima, o programa da Rede de Agentes de Mercado atende 70 empresas na capital Boa Vista e 10 no interior.
“A proposta do encontro é ter um momento de integração, onde as empresas que estão sendo atendidas pelos Agentes de Mercado, tenham a oportunidade de se conhecerem, compartilharem experiências e fazer negócios e/ou parcerias” acrescentou a gestora da Rede de Agentes de Mercado, Fabiana Duarte.
Para mais, o encontro de negócios teve a rodada de Pitch momento em que cada empresário teve a oportunidade de falar sobre a sua empresa e vender seu produto ou serviço.
Uma das participantes foi a proprietária da “KR Pilates e Fisioterapia”, Karine Rosa, que esclareceu que ter conexão com empreendedores do cenário local é fundamental para criar negociações.
Meu negócio atua no ramo clínico e grande parte dos meus fornecedores são de outros estados e através desse momento conheci algumas empresas locais que podem estar prestando alguns serviços que preciso com a mesma qualidade. Então foi um ambiente enriquecedor de aprendizagem mútua, finalizou a empresária.
PROGRAMA AGENTES DE MERCADO
O atendimento do Agente de Mercado tem o propósito de ajudar empresas a ampliarem suas vendas e tem até 40 horas de acompanhamento, com: Aplicação de um diagnóstico para verificar a situação da empresa relacionada a acesso ao mercado; Geração de um resultado para propor um plano de ação, com os pontos que a empresa precisa melhorar para comercializar seu produto.
Para participar, é preciso ter a empresa formalizada no porte micro ou pequena, possuir gestão de negócio e ter capacidade para atender novas demandas.