ASN RR Atualização
Compartilhe

EMPRETEC URBANO: Turma 111 se destacou em planejamento e capacidade de enxergar possibilidades

Imersão ocorreu de 20 a 25 de maio e envolveu 22 participantes no Edifício Airton Dias, do Sebrae Roraima
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Imersão ocorreu de 20 a 25 de maio e envolveu 22 participantes no Edifício Airton Dias, do Sebrae Roraima.

Vinte dois participantes concluíram neste sábado (25) a 111ª turma do Empretec Urbano, do Sebrae Roraima, que dedicaram seis dias da semana, mais de 60h horas entre interações presenciais e on-line, para aprimorar os conhecimentos no empreendedorismo.

Tais dedicações renderam a estes participantes dois principais adjetivos conferidos pelos facilitadores Nirval Queiroz, de Roraima, e Ricardo Demétrius, do Rio Grande do Norte: planejamento e a capacidade em enxergar possibilidades.

O Empretec existe há mais de 30 anos e foi implementado pela ONU (Organização das Nações Unidas), considerado o maior programa intensivo para formação empreendedora do Mundo, presente em mais de 40 países, e no Brasil é desenvolvido pelo Sebrae.

Fortalecedor da importância do Empretec na vida de quem empreende ou almeja abrir um negócio, o diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Roraima, Almir Sá, ressaltou que a participação na imersão auxilia na reflexão e planejamento das ações.

“É uma semana intensiva que ele [o Empreteco] cria um negócio, pratica o negócio, que formaliza e ao final ele apresenta aqui e ainda entra no desafio de ver como foi o seu faturamento e discutido por todos” e que desta forma, acrescentou Sá, o/a participante poderá amadurecer as ideias e saber como agir dali para frente.

O Empretec é para todos, afirmou Almir Sá.

Tanto para quem está começando, para quem está dentro de um negócio porque ele é um intensivo que provoca a reflexão e ampliação do negócio e vai depender dele próprio a aprender, não só a refletir, mas a planejar o seu negócio e se ele for empreender ele vai conseguir identificar onde errou, como alavancar e quem vai começar vai começar melhor, explicou.

Os 22 participantes receberam certificados e premiações do Empretec. O empresário Mauro Nakashima, da Nakashima Eco, foi um dos premiados com a placa “Prêmio Empretec CRIA” avaliou, de forma positiva, o desenvolvimento do Seminário de imersão. “Não é o primeiro evento em que eu participo no Sebrae, há um ano participei do programa de Ideação e já percebo a mudança das minhas atitudes como empreendedor e já é reflexo desse contato com o Sebrae”, contou.

Empresário Mauro Nakashima, da Nakashima Eco.

Reconhecido na turma com o “Prêmio Destaque Empreendedor”, o Empreteco Lucas Sousa, mesmo cansado da semana intensa, compartilhou a felicidade em chegar até o fim. “Estou começando a tracionar a minha empresa e o Sebrae me ajuda muito e dessa vez eu fiz o Empretec e foi uma experiência inigualável e a melhor frase para o momento é ‘sem palavras’, foi um grande divisor de águas que me ensinou como uma empresa nasce, se desenvolve, se traciona, se planeja e como ela acaba também”, complementou.

Empreteco Lucas Sousa.

Avalição de quem anda lado a lado do Empreteco

Assim como os Empretecos e Empretecas dedicaram dias e noites para imersão, os facilitadores do Sebrae Roraima, Nirval Queiroz, e do Rio Grande do Norte, Ricardo Demétrius, estiveram lado a lado de cada etapa avançada do grupo.

Para Queiroz, a turma apresentou duas personalidades em destaque, como a de enxergar possibilidades e planejamento.

Terminou uma turma de 22 pessoas com grande poder de investimentos e hoje mesmo eles já saem daqui com metas, com planejamento, segunda-feira esse grupo estará na rua planejando, articulando os planos que foram gerados de investimentos dos negócios deles aqui dentro nesses seis dias, enfatizou.

O resultado, nas palavras de Ricardo Demétrius, foi espetacular. “Ficaram desde segunda-feira [20] desenvolvendo competências empreendedoras, buscando oportunidades, estabelecendo metas, buscando informações, indo para o mercado e hoje comemoramos”, avaliou.

Segundo ele, há diferenças em quem faz ou não o Empretec. “É possível aumentar as performances, desenvolver melhor o seu comportamento empresarial ou características empreendedoras, aumentar fontes, lucratividades, novas prospecções, sem contar o network incrível nesta semana”, falou Demétrius.

A turma 111 era diversificada, com a presença de empresários de segmentos da alimentação, indústria, comércio, advogados. “Com isso teremos mais 22 empretecos empreendedores, mais 22 empreentecos no mercado atuando com comportamento empreendedor”, complementou a gestora Estadual do Empretec, Núbia Ribeiro.

A próxima turma será de 10 a 15 de junho. As informações e inscrições estão disponíveis na Loja do Sebrae (href="https://rr.loja.sebrae.com.br/">rr.loja.sebrae.com.br).