A turma do Empretec para Refugiados encerrou nesse sábado (8) após uma imersão de seis dias no seminário que transforma a vida do empreendedor. Realizado pelo Sebrae em parceria com a Acnur em Boa Vista, a turma 112 foi considerada um verdadeiro sucesso.
O seminário específico para refugiados iniciou no dia 3 de maio. As aulas foram aplicadas no Espaço dos Jesuítas e tiveram como instrutores Nirval Brito de Queiroz, de Roraima, e Celson Oliveira, do Amazonas.
Durante o encerramento da turma, foram apresentados os principais resultados do seminário. A diretoria do Sebrae também participou do momento e destacou a importância do Empretec para a vida das pessoas.
Ouvindo os depoimentos dos participantes e vendo a reação deles, mostra que a metodologia é eficiente, é uma metodologia que impacta e que transforma vidas. Não é à toa que está há mais de 30 anos no país sendo o principal produto que o Sebrae tem no Brasil, pontuou o superintendente do Sebrae em Roraima, Emerson Baú.
“Estamos felizes, seguros e convictos de que estamos fazendo a nossa parte, dando a nossa contribuição para quem quer empreender, gerar emprego, gerar renda, em benefício do crescimento e da consolidação do estado de Roraima”, acrescentou o diretor técnico, Doan Rabelo.
Existem milhares de imigrantes que não têm a mesma oportunidade que esse grupo, que se tornaram novos empreendedores, então é importante dar esta oportunidade. Eles puderam abrir a mente e sonham com um novo futuro e novas esperanças. Esse é o trabalho do Sebrae: orientar e difundir conhecimento para fazer o que as pessoas se projetem na vida, concluiu o diretor de Administração e Finanças, Almir Sá.
O Empretec para Refugiados foi um sucesso!
Agora 23 pessoas se juntam aos mais de 2,5 mil empretecos formados em Roraima. A turma voltada especialmente para refugiados, realizada em parceria com a Acnur, foi um verdadeiro sucesso.
Para o facilitador Nirval Brito de Queiroz, esta foi uma experiência muito gratificante, levando em consideração os graus de dificuldade de linguagem, de idiomas, mas também a condição de refugiados, que traz algumas limitações.
“Percebemos que foi um seminário muito rico de aprendizagem, de muitas descobertas dos participantes e que nos traz uma sensação agradável de dever cumprido, de realização, além de reforçar a metodologia empreteca, de que ela atende a todas as pessoas que têm um interesse em comum, que é o interesse de empreender, e que acreditam que o empreendedorismo gera a perspectiva de liberdade, de tomar decisão, de traçar caminhos e de buscar os próprios resultados”, disse.
Para o facilitador Celson Oliveira a experiência também foi de grande satisfação e de alegria por saber que mais uma turma se concluiu, com uma grande expectativa sobre o que eles farão daqui para frente.
Podemos tirar de lição que a metodologia é muito forte para fazer a transformação em qualquer tipo de público. Então eu acho que a mensagem muito forte que levamos daqui é que eles são capazes de mudar a trajetória de vida deles, independentemente de estarem no seu país ou estarem em um país estrangeiro, pontuou.
A chefa do escritório da Acnur em Roraima, Sara Angheleddu, destacou a importância desta parceria com o Sebrae para qualificar este público que busca o estado como um local para melhorarem de vida.
“Do ponto de vista da Acnur, esse seminário é sumamente importante porque une a experiência e o histórico de sucesso da Sebrae à nossa missão, que é apoiar os refugiados e, também, as entidades locais, sejam essas públicas ou privadas, não somente a dar assistência chegada aos refugiados, mas a enxergar um futuro”, disse.
Resultados do Empretec
Ao longo dos seis dias de imersão, os participantes puderam viver na prática o dia a dia de uma empresa, seguindo a metodologia de 10 comportamentos de sucesso, que são comportamentos voltados para planejamento, poder e realização.
A turma foi dividida em grupos que idealizaram um negócio e saíram de lá com a projeção de uma empresa. O empenho dos empretecos foi avaliado e, no encerramento do curso, os participantes que mais se destacaram foram reconhecidos em forma de prêmios.
Entre eles estão o grupo de sete mulheres que montaram a loja Íntimos, que vende roupas íntimas, produtos de sex shop e outros mimos. O grupo recebeu o prêmio de maior venda em dinheiro em seis dias.
A representante do grupo, Roxanna Figueroa, falou sobre a importância do reconhecimento e como isso pode, ainda mais, impulsioná-las a desenvolver a ideia.
Estamos muito emocionadas e felizes. Isso é muito gratificante. É um prêmio material, mas representa o reconhecimento que a Empretec está dando para mim e para as outras mulheres. Para mim, o Empretec significa renascer de novo. É um conhecimento que vai realizar esse desejo de sair adiante, de superar o obstáculo e de transformar vidas, relatou.
Outra participante que se destacou foi a Milagros Nogueira, pelo número de atividades realizadas ao longo do seminário. Ao todo, a empreteca recebeu 54 selos.
“Foi muito gratificante ter ganhado esse prêmio e eu saio do Empretec levando conhecimento para a melhoria do meu negócio, desde qualidade, eficácia, determinação, e comprometimento comigo mesma e com o meu trabalho. O seminário mudou a minha visão de negócios”, concluiu.
Novas turmas do Empretec
Nesta semana inicia mais uma turma do Empretec Urbano, chegando ao número de 113 turmas realizadas em Roraima. Em seguida, é a vez do Empretec Rural que está com inscrições abertas. Interessados podem acessar a Loja do Sebrae RR para garantir a vaga.
O Empretec Rural é um seminário intensivo destinado a aumentar o potencial dos produtores rurais para eles gerirem melhor o empreendimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido. O propósito dessa capacitação é aumentar a rentabilidade da empresa, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de empregos.
A gerente da Unidade de Soluções e Relacionamento do Sebrae – responsável pelo Empretec, Noelea Sousa, explicou que desde o ano passado são realizadas turmas para públicos específicos.
“Com o Empretec podemos trabalhar com edições diferenciadas sem comprometer a metodologia, e com isso, fortalecemos lideranças de diversos segmentos e atuação. O Empretec desafia os participantes a alcançarem seus melhores resultados e nós do SEBRAE acreditamos que essa metodologia é poderosa, e possibilita mudar não apenas negócios, mas vidas”, destacou.
O que é o Empretec?
A metodologia do Empretec foi criada pelas Nações Unidas, é realizada em 41 países e no Brasil é desenvolvida com exclusividade pelo Sebrae. Em Roraima desde 1997, o Empretec já formou mais 2.500 alunos nas 112 turmas já finalizadas.