ASN RR Atualização
Compartilhe

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão
Por Sebrae RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

E se o principal obstáculo do seu negócio não fosse o mercado, mas a forma como você toma decisões? Essa é uma das reflexões propostas pelo Empretec, seminário intensivo de desenvolvimento empreendedor criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado no Brasil pelo Sebrae.

Com inscrições abertas em Boa Vista, o programa volta a ofertar novas turmas nas próximas semanas e já impactou mais de 2 mil pessoas em Roraima. O Empretec é voltado para quem deseja empreender, já possui um negócio ou busca aprimorar sua atuação no mercado, por meio de uma metodologia prática focada no comportamento do empreendedor.

O principal objetivo é estimular características comportamentais associadas a empreendedores bem-sucedidos, com atividades práticas que promovem reflexão, autoconhecimento e análise da forma como o participante conduz suas decisões.

Segundo a gerente interina de Atendimento do Sebrae em Roraima, Wanderléia Franco Silva, o seminário é indicado tanto para quem já empreende quanto para quem pretende iniciar um negócio ou fortalecer sua atuação profissional.

-

O Empretec contribui para o desenvolvimento das características empreendedoras, amplia a autoconfiança e ajuda o participante a ter mais clareza na tomada de decisões
explicou.

Durante o seminário, os participantes são estimulados a avaliar aspectos como planejamento, gestão financeira, análise de mercado, concorrência e comportamento do consumidor. De acordo com o facilitador do Empretec, Nirval Queiroz, a proposta é levar o empreendedor a compreender melhor o próprio papel na condução do negócio. “A metodologia trabalha a autorresponsabilidade e a importância de decisões baseadas em informação, análise de cenário e planejamento”, afirmou.

O conteúdo também aborda a importância de compreender se uma ideia de negócio atende a uma demanda real do mercado, além de reforçar a necessidade de avaliar custos, capacidade produtiva e sustentabilidade da empresa ao longo do tempo.

-

Participantes relatam ganhos em planejamento e visão estratégica

-

Entre os participantes do Empretec estão profissionais de diferentes áreas e estágios de carreira. O arquiteto e urbanista Felipe Evangelista participou do seminário em 2023, quando ainda trabalhava em um escritório e planejava abrir o próprio negócio. Segundo ele, o Empretec contribuiu para ampliar sua visão sobre gestão e planejamento.

Antes, eu não tinha clareza sobre como gerenciar um negócio ou estruturar um modelo de empresa. O seminário ajudou a entender melhor o mercado e a avaliar oportunidadesrelatou.

Felipe destaca ainda que a imersão proporciona contato com outros empreendedores e situações semelhantes às enfrentadas no dia a dia empresarial. “É um trabalho intenso, que coloca o participante diante de desafios comuns à rotina de uma empresa, mas em um ambiente controlado”, afirmou.

De acordo com Nirval Queiroz, os benefícios do Empretec incluem melhoria no planejamento e na gestão do negócio, ampliação da visão estratégica, maior segurança para tomada de decisões e fortalecimento do comportamento empreendedor, com impactos que podem se refletir tanto na vida profissional quanto pessoal.

-

Inscrições e investimento

-

A próxima turma do Empretec será realizada em duas etapas. A fase online ocorre de 4 a 8 de fevereiro, enquanto a etapa presencial acontece de 9 a 13 de fevereiro. As inscrições seguem abertas até o dia 2 de fevereiro.

Os interessados podem obter mais informações e se inscrever pelos telefones (95) 99154-2124 ou (95) 99133-1837.

-

-

O investimento para participar do seminário é de R$ 1.000. O Sebrae possui política de descontos de até 40%, conforme critérios específicos, que podem ser consultados diretamente com a equipe de atendimento.