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Empresários do Trade Turístico são capacitados com oficina sobre Governança no turismo

Encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, (26), no Sebrae Lab, localizado na sede administrativa do Sebrae Roraima.
Por Sebrae/RR
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Encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, (26), no Sebrae Lab, localizado na sede administrativa do Sebrae Roraima.

Evidenciando que o turismo é um setor composto por diversos serviços, o Sebrae Roraima realizou a ‘Oficina de Fortalecimento da Governança do Turismo’ com mais de 20 empresários dos meios de hospedagem e gastronomia que fazem parte do Projeto RR- Trade Turístico. Encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, (26), no Sebrae Lab.

Ministrado pelo consultor de turismo, Luís Bramante, a oficina abordou sobre a importância dos empreendedores trabalharem a sinergia em prol de um objetivo maior, que é identificar as principais dificuldades do setor e pensar em ações que eles possam colocar em prática para superar esses desafios.

Nossa ideia é desenvolver uma liderança mais forte e empoderada com os empresários aprimorando a capacidade deles em estruturar e criar projetos que impulsionem ainda mais o setor de turismo em Roraima, explicou Bramante.

Consultor de turismo, Luís Bramante.

Trabalhando a ideia de “Governança” que significa dirigir a economia e sociedade visando objetivos coletivos, a proposta da oficina era apresentar a mesma visão de mercado para estes dois segmentos estabelecerem uma aproximação, além de mostrar que ter um grupo representativo seja por sindicatos ou associações é fundamental para alavancar este setor.

O gestor do Projeto RR-Trade Turístico, Yule Brasil, destacou que apesar do turismo ter diversos nichos a conversa sobre governança é diferente, pois cada setor possui suas especificidades e problemáticas.

Também estamos nos aproximando da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) porque queremos elevar a maturidade das empresas de gastronomia que fazem parte do projeto identificando ações e soluções que o Sebrae pode oferecer para intensificar o potencial de cada negócio, disse.

Gestor do Projeto RR-Trade Turístico, Yule Brasil.

Exercitar a visão do turismo como um negócio, demonstrar que a experiência positiva do turista não se limita a qualidade do produto ou serviço, foram temas pontuados durante a oficina.

Essas reuniões nos estimulam a pensar em soluções que podem ser adotadas em coletividade o que é importante tendo em vista, que o turismo é ligado a diversos segmentos, então essa oficina me ajudou entender um pouco mais sobre tomada de decisão em equipe, contou o proprietário da Fazenda Buritizal Grosso, Werner Spies.

Proprietário da Fazenda Buritizal Grosso, Werner Spies.

A empresária e proprietária do restaurante Tropical do Norte, Eduarda Alburquerque, compartilhou que a área gastronômica possui um papel importante dentro do turismo, pois a comida mostra a cultura local através dos sabores.

No ramo da alimentação temos que ter bastante cuidado com o que vamos servir aos nossos clientes, porque o turista quer conhecer e experimentar algo novo que foge do seu cotidiano, então ter essa organização entre os empresários é algo que vai atingir positivamente todo o cenário mercadológico do turismo tanto na capital quanto nos demais municípios do estado, apontou.

Empresária e proprietária do restaurante Tropical do Norte, Eduarda Alburquerque.

Aplicando o que aprenderam na oficina, os empreendedores participaram de uma dinâmica. Divididos em equipes, eles apresentaram cinco dificuldades do setor gastronômico e hoteleiro, depois compartilharam quais ações poderiam ser tomadas para solucionar os desafios identificados.

Projeto RR-Trade Turístico

É uma iniciativa do Sebrae que abrange diversos segmentos como agências de viagem, atrativos turísticos, gastronomia, meios de hospedagem e transportes turísticos, o projeto oferece consultorias, capacitação técnica e na metodologia de destinos turísticos inteligentes. O projeto é voltado para empresas de pequeno porte (MEI, ME, EPP), tem uma duração de três anos, e busca fortalecer a economia local, promover a governança turística e posicionar Roraima como um destino de referência nacional e internacional.