ASN RR
Compartilhe

EMPREENDER & CRESCER: Evento enfatiza importância de formalizar e registrar os negócios

O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira,13, na unidade de atendimento ao cliente Sebrae (UAC) na Casa do Cidadão.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira,13, na unidade de atendimento ao cliente Sebrae (UAC) na Casa do Cidadão.

Em uma parceria entre o Amazônia Florescer e o Sebrae Roraima, o evento “Empreender & Crescer” reuniu pessoas físicas e jurídicas em uma tarde de conhecimento e aprendizagem para discutir sobre os procedimentos necessários para realizar a abertura de uma empresa.

Ministrada pelo analista técnico do Sebrae/RR, Bonfim Flávio, a palestra “A importância do empreendedorismo como MEI; ME e EPP e o procedimento para formalizar como MEI”, abordou sobre as vantagens e obrigações que essas categorias possuem e oferecem ao empreendedor.

Na maioria das vezes, o cliente pensa na parte burocrática da formalização, então esse espaço foi uma oportunidade para mostrar que o Sebrae está de portas abertas para apoiá-los de maneira eficiente e gratuita, pois nosso compromisso é fortalecer os pequenos negócios, explicou Bonfim.

Boleto para o pagamento do MEI- DAS (Documento de Arrecadação do Simples), Declaração Anual de faturamento, como solicitar a Inscrição Estadual e Municipal, apresentação da plataforma “Emissor de NF-e Sebrae”, foram tópicos frisados aos participantes durante a apresentação.

Ana Cristina, trabalha com vendas de perfumes, jóias, roupas e variedades. A participante compartilha que ainda é autônoma, mas que a vontade de se formalizar cresceu ainda mais, após o evento.

Ser mãe e empreendedora é um duplo desafio, porém sempre foi um sonho ter meu próprio negócio, então ter esses esclarecimentos sobre como dar esse primeiro passo foi enriquecedor, pois vender é minha paixão e contar com o Sebrae nessa jornada é algo que nos estimula a não desistir, disse.

Ana Cristina, autônoma.

AMAZÔNIA FLORESCER

O Amazônia Florescer é uma linha de microcrédito do Banco da Amazônia que apoia os pequenos empreendedores informais tanto do campo quanto da cidade.

Trabalhar em conjunto com o Sebrae é fundamental porque a maioria dos clientes ainda são informais. Afirmou Ruan Peres, coordenador do Amazônia Florescer.

Sendo a casa do Microempreendedor, o Sebrae é um importante parceiro, pois através dele esses clientes podem se formalizar, obter informações e se capacitarem com os cursos disponibilizados pela instituição, esclareceu.

Eliene Barbosa é empreendedora e uma das proprietárias da casa de produtos naturais “Empório verde+verde”. Ela informa que o Amazônia Florescer mudou a realidade do seu negócio.

Com esse apoio minha empresa alavancou porque fez uma virada financeira de extrema importância para crescermos, então ter essa tarde de aprendizagem junto ao Sebrae foi algo inesquecível, pois as informações que foram passadas são recursos que todo o empresário e futuro empreendedor precisa ter para construir sua história com o empreendedorismo, frisou.

Eliene Barbosa, empreendedora e uma das proprietárias da casa de produtos naturais “Empório verde+verde”.

FAMPE

O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) é um recurso do Sebrae para pequenos negócios formalizados (MEI, ME, EPP) que facilita o acesso ao crédito nos bancos. Mesmo com esse aval, o empreendedor precisa de garantias pessoais. Os recursos do Fampe são usados como garantia complementar no crédito contratado pelas instituições financeiras conveniadas ao Sebrae.