ASN RR
Compartilhe

Empreendedores são sensibilizados sobre registro e posicionamento de marca

A ação foi promovida pelo Sebrae/RR de forma gratuita e marcou o lançamento de uma nova solução para os empreendedores
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
A ação foi promovida pelo Sebrae/RR de forma gratuita e marcou o lançamento de uma nova solução para os empreendedores.

A marca distingue e eleva o produto/serviço no mercado. Por isso, é importante registrar e saber posicionar o negócio diante da concorrência cada vez mais acirrada. O Sebrae/RR promoveu um combo de palestras nesta terça-feira, 19, no auditório da sede da instituição.

O público foi orientado sobre a Lei Federal 9.279/96, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, ou seja, o registro de marca no Brasil e é organizado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sendo válido apenas para o Brasil. Para o exterior é preciso verificar a legislação de cada país.

Se não registra, não é dono. No mundo que vivemos não dá para se acomodar é preciso acompanhar a concorrência, ninguém está sozinho no mercado. Aí que entra o Sebrae estamos sempre acompanhando, reforçou o diretor de administração e finanças do Sebrae/RR, Almir Sá.

Diretor de administração e finanças do Sebrae/RR, Almir Sá.

O consultor Tennesse Saraiva pontuou o crescimento de registro de marca nos últimos 5 anos com o aumento de 64% no ano de 2023, em relação a 2019. Atualmente mais de mil empresas realizam essa formalização, cerca de 30 mil ao mês. Com isso a necessidade de procurar saber se o nome que é utilizado pela empresa já é usado e patenteado em outro lugar. Pois nesse caso, pode acarretar uma séria de prejuízos e dores de cabeças.

Se começa de forma errada, possivelmente terá problema no futuro. Se não fizer o trabalho de registrar no início, pode ter que fazer o trabalho corretivo. Então é melhor fazer o preventivo, registrar. Muitas empresas deixam para fazer quando já tem terceiros entrando em contato pedindo que tire do mercado. O Sebrae está dando essa oportunidade de evitar esse risco, uma vez registrada, passa a ser sua por dez anos, ressaltou Saraiva.

Consultor Tennesse Saraiva.

Consultoria de registro de marca

Para ajudar os pequenos negócios o Sebrae/RR lançou uma nova solução, a consultoria para registro de marca. A instituição subsidiará o processo que em média custa 3 mil reais, com contratação de empresa especializada e valores pagos ao INPI. No entanto, o Sebrae irá subsidiar este valor, onde o cliente irá pagar apenas R$ 500,00 + as taxas do INPI. A proposta é incentivar o registro e diminuir as consequências dessa não formalização da marca.

Se tudo fluir bem, o tramite dura em torno de oito meses a um ano. O Consultor irá seguir com o serviço até a concessão do registro de marca. Os interessados podem procurar o Sebrae/RR para sanar as dúvidas e realizar a aquisição do serviço.

Riscos X Benefícios

Entre os riscos que os pequenos negócios correm ao não registrar a marca está perder ela, ou seja, todo o investimento feito até então precisará ser redirecionado. Além de custos judiciais com processos, multas, royalties, indenizações. Além de ter que mudar o nome já consolidado e reconquistar clientes e mercado.

Após uma ligação que recebeu que já tinha alguém querendo registrar a o mesmo nome que a marca de sua empresa, a empreendedora Gabrielle Evangelista se atentou para a necessidade dessa formalização.

“Recebi uma ligação de alguém que se interessa em registrar minha marca, fiz um estudo intensamente, e então dei entrada no registro de marca. Então vim aqui para poder ter mais conhecimento sobre isso e tirar minhas dúvidas. A gente recebe muitas ligações de fora, mas é bom saber que aqui em Roraima temos esse atendimento e pode proporcionar ao empresário essa segurança da revista de marca” compartilhou Gabrielle.

Empreendedora Gabrielle Evangelista.

Já se tratando de benefícios, o registro traz credibilidade, evita concorrência desleal, exclusividade e também aumenta a competitividade da empresa no mercado, pois a marca terá um diferencial perante os concorrentes. Para quem pensa em franquiar, somente uma marca registrada pode ter uma franquia.

Seja você sua melhor marca

Em um segundo momento, os empreendedores ainda foram orientados sobre a importância de se posicionar como marca da empresa, uma vez que não há ninguém que conheça o negócio melhor que o próprio dono. O consultor Max Fraga pontuou como a simbiose perfeita entre marca e proprietário pode ser o melhor marketing que a empresa precisa.

Consultor Max Fraga.

Estratégia, marketing pessoal e ética profissional são o trio necessário para galgar os espaços no mercado. Para representar a empresa é necessário dar exemplo, zelar pela imagem e ser honesto sem seus relacionamentos.