ASN RR
Compartilhe

Empreendedores saem mais qualificados para encarar o mercado

Empretec, metodologia da ONU para formação empreendedora, é realizada pelo Sebrae e auxilia a mudança comportamental de quem escolhe a qualificação de imersão
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Turma 113 conclui Empretec Rural

Quinze empreendedores de várias atividades econômicas concluíram neste sábado (15) a Turma 113 do Empretec Urbano, no Sebrae Roraima. Foram seis dias totalmente dedicados á novos aprendizados e à mudança comportamental de que está na sua empresa, no serviço público ou quem pretende abrir um negócio.

A 113ª Turma foi conduzida pelos facilitadores Nirval Queiroz, consultor do Sebrae Roraima, e Danuza Lemos, consultora do Sebrae Acre. Eles dividiram experiências, aplicaram as diretrizes do Empretec e caminharam lado a lado dos participantes, tiraram dúvidas e motivaram a chegada na conclusão do Seminário.

Entre as atividades aplicadas no Empretec está a capacidade de estabelecimento de metas profissionais, empresariais, pessoais, planejamentos, estratégias e como gerar resultados.

Eles vivenciam a implantação, a gestão e o fechamento de um negócio para que ele viva de maneira real, de como ser empresário, ser dono de um negócio e esse é o maior desafio. explicou Nirval Queiroz.

Nirval Queiroz, consultor do Sebrae Roraima

A semana foi intensa. “Roraima está recebendo uma turma de 15 novos empreendedores capacitados com o que há de melhor no mundo a respeito de comportamento empreendedor que é o Empretec”, enfatizou Danuza.

Danuza Lemos, consultora do Sebrae Acre

Chegar ao último dia mostra quem são as pessoas antes e depois do Empretec.

Hoje eu posso dizer que eu consigo, por exemplo, algo para daqui 12 meses, um mês, 20 dias, é basicamente eu conseguir atingir o meu objetivo.Contou a fisioterapeuta Marize Valéria. Os conhecimentos adquiridos serão aplicados na própria clínica.

Marize Valéria, fisioterapeuta

Thiago Nascimento ressaltou gratidão pela indicação a participar do Empretec. “Uma experiência gigante, eu sou muito grato ao Sebrae por essa oportunidade. Hoje eu tenho confiança em poder liderar a qualquer momento”.

Thiago Nascimento, empreteco

Empreendedores de sucesso possuem 10 comportamentos de sucesso, falou a gestora do Emrpetec em Roraima Núbia Ribeiro. A turma uniu 15 pessoas de segmentos totalmente diferentes e oportunizou a troca de ideias entre elas.

“Voltados para a área do comércio, da indústria, serviço, tivemos profissionais da área da saúde e também tivemos participantes voltados para o intraempreendedorismo, funcionários do SEST/SENAT então, com isso, a gente observa cada vez mais que as instituições, empresas e empreendedores estão investindo no comportamento”, observou Núbia.

O Empretec exige dedicação e comprometimento durante todo o dia, de segunda a sábado. Passar pela capacitação, ressaltou o diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, é se diferenciar e entrar algo a mais para sociedade.

Desenvolver comportamentos empreendedores para que as pessoas possam melhorar sua performance, tanto nos negócios, como gestores, a importância que tenha o fortalecimento do comportamento empreendedor na sociedade para um desenvolvimento sustentável. disse Baú.

E para atender a todos os segmentos de negócios, na próxima segunda-feira (17) iniciará a turma 114, com 25 participantes, no Empretec Rural. Emerson Baú garantiu que a metodologia, a base do Empretec é a mesma para todas as turmas. “O que diferencia são as formas de condução, os exemplos e os próprios desafios que eles vão enfrentar dentro do seminário onde uma é mais focada em atividades tradicionais [Urbano] e outras rurais”.

Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae/RR

Ser um Empreteco ou Empreteca, (denominação dada a quem conclui o Empretec), é o diferencial na visão do diretor Administrativo e de Finanças do Sebrae Roraima, Almir Sá. “Abre novos horizontes, faz com que com as pessoas se organizem, que as pessoas mudem seu comportamento, se direcionem para um desafio de ser um empreendedor”, complementou.

Almir Sá, diretor de administração e finanças do Sebrae/RR

O que é?

O programa intensivo para formação empreendedora chamado de Empretec foi criado há mais de 30 anos pela ONU (Organização das Nações Unidas) é considerado o maior do Mundo e desenvolvido em mais de 40 países.

No Brasil, o Empretec é desenvolvido pelo Sebrae em todos os Estados e os participantes, chamados ao fim de Empretecos, dedicam mais de 10h por dia, de forma imersiva, de segunda a sábado, para aprender mais sobre os caminhos do empreendedorismo.