Dando continuidade aos encontros do Projeto RR – Trade Turístico, o Sebrae Roraima realizou a “Oficina de Planejamento para estruturação do turismo receptivo de Roraima” com mais de 20 empreendedores de agenciamento e transporte turístico. Encontro aconteceu na tarde da última quinta-feira, 28, no SebraeLab.
Conduzida pelo consultor de turismo, Luís Bramante, a oficina enfatizou sobre a importância dos empresários pensarem em Roraima como um destino turístico e na estrutura do turismo receptivo.
Estar preparado para receber os turistas não se limita ao atendimento, mas na infraestrutura também, então nesse encontro fizemos uma análise sobre os pontos que podem ser melhorados para impulsionar ainda mais este setor em Roraima. explicou Bramante.
O turismo receptivo visa garantir conforto e acessibilidade aos turistas que chegam em seu destino, ou seja, é um serviço que engloba diversas atividades que viabilizam o deslocamento, passeios, excursões, assim como roteiros e visitas guiadas. Dessa forma, é uma modalidade do turismo especializada em receber visitantes seja a lazer ou negócios.
Yule Brasil, gestor do Projeto RR-Trade Turístico do Sebrae, destaca que este segmento conta com uma estrutura de governança fortalecida.
Iniciamos esse tema no ano passado, a maioria dos empresários fazem parte da Abav Roraima (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Roraima) que tem essa representatividade aqui no estado, então o Sebrae vem para capacitar e fomentar ainda mais esse trabalho, mas agora de uma maneira estratégica, observando como o projeto pode contribuir com essa jornada. concluiu.
Durante a oficina, os participantes participaram de uma dinâmica onde foram divididos em grupos. Nesta atividade, os empresários pontuaram sobre os benefícios proporcionados aos turistas, quais os seus concorrentes diretos e indiretos, além de indicarem um local de referência em turismo para o estado.
Esse espaço foi bastante produtivo, principalmente, neste momento de trocar ideias porque é importante pensar no turismo como um destino e não somente como uma empresa porque para alavancar este setor precisamos trabalhar com planejamento. declarou a presidente da Abav Roraima e proprietária da Roraima Adventure, Lena Matos.
Mayara Garcia, proprietária da Futura Adventure, acrescentou que Roraima é um estado rico em belezas naturais e que esses desafios podem ser superados através união dos empresários que atuam no segmento.
Acredito que por meio da governança conseguiremos alcançar bons resultados para o turismo e destinos de Roraima, pois somos uma região rica em paisagens e cultura. finalizou.
Promovendo networking e apontamentos sobre como os empresários de agenciamento e transporte turístico podem trabalhar em conjunto para proporcionar uma melhor experiência aos turistas, a oficina definiu metas e planos de ação para aperfeiçoar os desafios identificados pelos participantes e incentivar o turismo doméstico em Roraima.
PROJETO RR- TRADE TURÍSTICO
Iniciativa do Sebrae que abrange diversos segmentos como agências de viagem, atrativos turísticos, gastronomia, meios de hospedagem e transportes turísticos, o projeto oferece consultorias, capacitação técnica e na metodologia de destinos turísticos inteligentes. O Projeto é voltado para empresas de pequeno porte (MEI, ME, EPP), tem uma duração de três anos, e busca fortalecer a economia local, promover a governança turística e posicionar Roraima como um destino de referência nacional e internacional.