FORÇA FEMININA! O Sebrae Roraima promoveu na noite desta terça-feira (29), a edição 2024 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), celebrando e reconhecendo a força do empreendedorismo feminino no Estado. O evento contou com a participação de diversas personalidades locais.
Durante a abertura, o diretor superintendente do Sebrae, Emerson Baú destacou a valorização e o fortalecimento da mulher empreendedora no mundo dos negócios, seja no campo, seja na cidade, em vários segmentos, e em diferentes portes. A presidente da Fier, e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Izabel Itikawa disse que para ela a premiação foi ‘extraordinária’.
As mulheres contribuem com a geração de emprego e renda, eu digo que sucesso é questão de atitude e a mulher sempre encontra um jeitinho de fazer a diferença e brilhar no mercado. Celebramos este dia especial homenageando essas mulheres que fizeram e que fazem história em nosso estado, e o meu desejo é que surjam muito mais mulheres que abram espaço para o empreendedorismo, pois o empreendedorismo abre portas, janelas e portões de oportunidades”declarou.
Conforme Kamyla Brasil, gerente de projeto do Sebrae/RR, a instituição promove esta premiação há 20 anos, destacando o protagonismo e empoderamento feminino.
Queremos reconhecer essas histórias e inspirar outras mulheres, pois, participando de um momento como este para enxergar novas oportunidades. O Sebrae entra com esse movimento e principalmente com esse foco no empreendedorismo feminino para garantir que essa força também esteja aqui no estado de Roraima.
Dentre as convidadas, estava Jacizia Costa, vencedora na categoria ‘empreendorismo rural’, em 2023 disse que após participar da premiação sua vida mudou.
Adquiri muita experiência e muito conhecimento com meu trabalho, porque onde eu chego as pessoas valorizam meu empreendimento e os meus produtos, e hoje ele se destaca cada vez mais, porque o Sebrae nos leva para longe, e eu sou muito grata a tudo isso.
AS VENCEDORAS
Val, vencedora da categoria Microempreendedor Individual, se emocionou ao relembrar a trajetória do seu empreendimento.
Em primeiro lugar, mas nada disso teria acontecido se eu não tivesse tido uma oportunidade, e a minha iniciou com apoio de uma amiga querida, Hênua Patrícia, que me mandou o edital da ‘Tá Com Tudo Empreendedor’. Eu acredito que muitas pessoas conhecem a minha história, mas é importante eu falar que eu não acreditei naquele edital e eu deixei passar. E de repente eu recebi uma outra ligação perguntando se eu já tinha enviado o meu projeto e eu falei ‘não mas vou enviar’, e dentro de cinco dias nós fizemos um projeto e eu fui selecionada para o Inova Amazônia.
Ela conta que começou a participar dos eventos, palestras e aprender com o Sebrae, e para ela, a capacitação e o empoderamento foram a mudança na sua vida.
Renata Costa, da empresa Macchiato foi a vencedora na categoria de Pequenos Negócios, disse se sentir ‘muito emocionada’, por relembrar a trajetória de deixar a estabilidade profissional para empreender em um sonho pessoal.
As pessoas me chamavam de louca, mas eu comecei um pequeno empreendimento com uma mesa e quatro cadeiras, eu gosto sempre de citar isso, pois hoje tenho 17 funcionários e capacidade pra atender 70 pessoas simultaneamente. O Sebrae esteve sempre junto comigo, como um alicerce, acreditando no meu sonho, no meu projeto, e tenho muita gratidão a todos que me acompanham.
Na categoria de Negócios Internacionais, a grande ganhadora foi Lena Matos, proprietária da empresa Roraima Adventure. Ela contou que desde o ano passado iniciou um novo projeto, focado em levar mulheres ao Monte Roraima.
Eu acredito que podemos fortalecer as mulheres, nos ajudando e nos apoiando sempre, então neste projeto nossa equipe é de mulheres indígenas, para que elas possam ter este sustento, esse diferencial em suas vidas. É um projeto que acredito muito, e já fizemos duas edições, e proporcionamos essas oportunidades, para que todas elas se empoderem, cresçam e sonhem cada vez mais.
Confira as vencedoras:
Categoria Microempreendedora Individual:
Maria Aparecida Louza Carvalho – Empresa MPL Carvalho
Iohanna Fekinto Sousa – Empresa Para Recordar
Valdeniza Pereira Bezerra – Empresa Daval Alimentos Amazônicos (vencedora)
-
Categoria Pequenos Negócios
Maola Monique Faria – Empresa Lavrado Soluções Ambientais
Ana Claudia Barros de Oliveira – Empresa Alimentos Caburaí
Renata Costa Ferreira – Empresa Macchiato Café (vencedora)
-
Categoria Negócios Internacionais
Lene Matos – Empresa Roraima Adventure
-
-
-