Distribuidor exclusivo da Yamaha na Guiana, o grande empresário Stanley Ming, 73, ministrou a Apresentação do Projeto de Desenvolvimento da Guiana na noite desta terça-feira (17), no auditório do Sebrae Roraima. O evento realizado em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Guiana reuniu cerca de 150 empresários.
A apresentação também contou com o filho de Ming, o engenheiro civil e mestre em gerência de projetos Calvin Ming, 28, que desde fevereiro preside sua empresa, a Mings Products and Services Ltd.
Me preparei trabalhando com o meu pai, e me qualifiquei para isso. disse Calvin.
Ainda estavam presentes na palestra os diretores do Sebrae/RR, Almir Sá, Diretor Administrativo e Doan Rabelo Diretor Técnico, além da presidente da Câmara de Comércio Brasil-Guiana, Ilaine Henz.
Durante a palestra, Stanley Ming mostrou as obras de infraestrutura realizadas pelo governo do país vizinho, principalmente portos, pontes e ilhas artificiais, bem como projetos governamentais para a Guiana, como a ideia de interligar as quatro regiões da nação. Ele também detalhou sua própria atuação nos negócios no território e suas expectativas para o futuro guianense. O empresário ainda respondeu dúvidas do público.
Não estou aqui a serviço oficial da Guiana, mas como cidadão guianense. Tenho uma relação de mais de 15 anos com o Brasil. Essa proximidade é muito importante para fortalecermos os nossos os laços e poder desenvolver as duas regiões. Meu principal objetivo na apresentação é compartilhar com os empresários o que há de interessante na Guiana. destacou o guianense, que se declara empreendedor desde os dez anos de idade.
Ming tem uma relação mais que especial com Roraima. Em 1970, ele trouxe para os produtos da Yamaha para o Estado, em sociedade com o empresário Aníbal Pereira Lucena, que hoje é proprietário do Centro Comercial Lucena. Inclusive, a vinda a Roraima possibilitou o reencontro entre os dois após cinco décadas. “Uma palestra muito importante para Roraima”, definiu Aníbal Lucena.
Avaliação
O Diretor Almir Sá, definiu Stanley Ming como um “banco de informações” importante para compartilhar experiências com os empresários locais.
É um banco de informações que traz para o Sebrae a condição de podermos fazer com que os nossos empresários possam ir pra Guiana. Um banco de informações valioso. A casa tá cheia. Parabéns ao Sebrae. declarou o diretor administrativo da instituição.
Para o Diretor Doan Rabelo, a palestra significa uma extensão das missões internacionais realizadas pelo Sebrae/RR na Guiana, incluindo para conhecer os empreendimentos de Ming.
Para nós, enquanto empreendedores e instituição que fomenta o empreendedorismo, é de fundamental importância esse momento, haja vista que estamos muito próximos do Oceano Atlântico, da Guiana e os nossos micro e pequenos empresários podem, através de suas empresas, internacionalizá-las e, consequentemente, vender os produtos produzidos aqui em Roraima para toda aquela região do Caricom [Comunidade do Caribe e Mercado Comum]. avaliou o diretor técnico do Sebrae/RR.
Na opinião de Ilaine Henz, a parceria com o Sebrae para realizar o evento representa a “integração entre o setor e as instituições”.
Estamos no processo de somar forças. Sebrae e Câmara de Comércio. pontuou a presidente da câmara comercial.