A Semana Delas segue a todo valor no Sebrae Ataíde Teive. Lá é possível encontrar desde capacitação até acesso ao crédito, e de brinde ainda ganha um balde de muitos inspiração para sair revigorada nessa caminhada empreendedora. E o melhor: totalmente gratuito.
No 4º dia de programação, 7, entre as palestras estava a temática “Direitos Humanos das Mulheres”, abordado pela coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Graça Policarpo. Em sua fala salientou a importância de entender o empoderamento feminino como uma possibilidade das mulheres se descobrirem como pessoas e a força que tem para fazer o que se dispões, e não sobre uma disputa de gênero.
O Sebrae traz essa proposta de unimos força pra chegar as mulheres em todos os municípios e trazer o empreendedorismo social, identificar essas mulheres nas comunidades, bairros, e valorizar para possam permanecer nos seus lugares, no seu modo de vida, só que com uma melhor qualidade de vida, ressaltou Graça.
No quesito qualificação, a palestra “Como Encantar o Cliente por meio do Atendimento”, trouxe dicas como: presença, disponibilidade, investir em pós-venda, buscar soluções para os problemas apontados pelos clientes. Assim como aprender com os concorrentes foram outros tópicos frisados pela gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR, Eliene Farias.
O atendimento ao cliente é uma máxima para todas as empresas e uma das coisas que as pessoas mais elogiam ou reclamam. Então trouxemos essa palestra justamente para começar a despertar as pessoas para que reflitam sobre o que estão fazendo de melhor pela empresa, pelo cliente. A troca é importante, se colocar no lugar do cliente para entender como que ele mesmo gostaria de ser atendido salientou Eliente.
RODADA DE CRÉDITO
Buscando aproximar as empresárias e futuras empreendedoras, das instituições financeiras a programação contou também com uma Rodada de Crédito com os seguintes bancos: Sicredi, Caixa Econômica, Sicoob Amazônia e Desenvolve Roraima.
“É onde a gente conhece de fato as pessoas que trabalham ali no dia a dia, tem seu empreendimento, nos aproximamos dessas pessoas e elas tem a oportunidade de se aproximar e ter um relacionamento com algumas das instituições. Hoje as pequenas empresas são a grande maioria no Brasil e responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade”, frisou a gerente da agência Sicredi, Viviane Dendena.
Neste espaço, as instituições apresentaram seus serviços, produtos e linhas de crédito que estão disponíveis e que se enquadrem nos perfis das empreendedoras. Ao final, elas receberam atendimento individualizado dos bancos.
MULHERES QUE INSPIRAM
Para incentivar outras mulheres a não desanimarem nessa empreitada que é o empreendedorismo feminino, um bate-papo com Nil Araújo, da Brechó Boutique e Ana Cláudia Barros, da Roraishop, duas mulheres que tem se destacado em Roraima tanto com seus empreendimentos como incentivando outras a empreenderem por meio das feiras que promovem.
Elas aproveitaram a oportunidade, agarram com garra e determinação para transformar suas vidas. A Nil, por exemplo, compartilhou um pouco da sua trajetória, em meio a problemas de saúde na família, começou o brechó para custear as despesas médicas e trazer ocupação para a mente durante um processo depressivo que passava. Ela se tornou a pioneira no Estado de mudar a ideia sobre moda sustentável com um alto nível de cuidado.