
primeiro dia do “Dia de Campo do Cacau”, que uniu teoria e troca de conhecimento, foi concluído com a palestra sobre a produção de mudas de cacaueiro. A última sessão, ministrada pelo engenheiro agrônomo Ailton Araujo, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), serviu como a base sólida para a programação do sábado (20), que será inteiramente dedicada às atividades práticas no campo. O evento, que tem como parceiros o Sebrae Roraima, a Embrapa e a Prefeitura de Caroebe, foi marcado pelo alto engajamento dos produtores e pelo compartilhamento de conhecimento técnico essencial.
A palestra de Ailton Araújo destacou que o sucesso de uma lavoura de cacau está diretamente ligado à qualidade do material de plantio. “Os conhecimentos que procuramos trazer para os agricultores são para melhorar a vida e a posição deles no mercado. Nosso foco é aprimorar os tratos culturais, principalmente a produção de mudas. Mostramos como eles podem desenvolver lavouras mais resistentes e produtivas, com foco na qualidade de produção e no manejo que vai melhorar a produtividade e aumentar a produção dessa região”, afirmou o professor. Ailton detalhou as etapas, desde a produção em viveiro e o espaçamento, até o preparo da área de plantio e a fase inicial da produção.

O entusiasmo dos produtores foi um dos destaques do dia. Manoel dos Santos, do município de São João da Baliza, é um produtor iniciante e ressaltou o apoio que tem recebido e a importância do evento.
“Este é o meu primeiro ano como produtor, com quase mil mudas em solo. Estou dentro do projeto Cacau Amazônia e temos recebido bastante apoio do Sebrae e das prefeituras. O dia de hoje foi muito produtivo, deu para aprender bastante. Foi tirada muita dúvida, e a gente percebe que não é fácil, é preciso muito trabalho. Como eu já comecei, a gente tem que tocar o barco para a frente, não pode desistir, pois nada é fácil nesta vida. É um investimento que vale a pena.”

Josimo da Silva, também de São João da Baliza, é um produtor mais experiente, mas acredita no aprendizado contínuo.
Sou produtor há bastante tempo, mas com o cacau comecei em 2022. Estamos caminhando para o terceiro ano na cultura do cacau. Mexer com cacau exige inteligência, e tudo é aprendizado. Mesmo que a gente já saiba muitas coisas, nunca se sabe de tudo. Então, é sempre bom aprender. Nesses eventos, eu aprendo com o palestrante e, se ele não souber de algo que eu sei, eu posso ensinar. A troca é sempre boa.

O balanço do primeiro dia foi extremamente positivo, superando as expectativas dos organizadores. Rodrigo Rosa, analista da Unidade de Competitividade Agro Ambiental (Uagro) do Sebrae Roraima fala da expectativa para o segundo dia de atividade.
Tivemos uma grande participação de produtores, palestras muito produtivas e esclarecedoras. Os produtores aproveitaram bastante, tiraram dúvidas e perguntaram. Amanhã a expectativa é muito grande, porque tudo que a gente viu hoje na teoria a gente vai ver amanhã na prática.Finaliza.
O Dia de Campo do Cacau
O “Dia de Campo do Cacau” é um evento de capacitação e articulação que visa fortalecer a cadeia produtiva do cacau em Roraima. Organizado pelo Sebrae, Embrapa e Prefeitura de Caroebe, o evento reúne especialistas e produtores para apresentar as melhores práticas de cultivo e beneficiamento. Seu objetivo principal é fornecer o conhecimento técnico necessário para que os produtores possam aumentar a qualidade e a produtividade de suas amêndoas, tornando-se mais competitivos e posicionando a região sul de Roraima como um novo polo de excelência em cacau no Brasil.
