Uma das portas de entrada para o empreendedorismo é o crédito. Pensando no estímulo e no desenvolvimento do empreendedorismo, o Sebrae Roraima promoveu uma quarta-feira (22) diferente. Intitulado o “Dia do Crédito”, empreendedores ou não, tiveram acesso a oficinas, palestras e informações sobre as opções oferecidas pelos bancos e agências de fomento em Roraima.
O Dia do Crédito é para orientar as pessoas sobre como os bancos analisam a capacidade de pagamento, o caráter, chamado de os cinco ‘C’ do crédito e rodadas com parceiros de negócios.explicou o superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú.
As instituições financeiras participantes do Dia do Crédito foram Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sicoob Amazônia e Desenvolve Roraima. “É importante o Sebrae estar recebendo esses empreendedores, orientando, capacitando e, ao mesmo tempo, os parceiros atendendo uma possibilidade de chegada destes recursos para que eles possam fazer novos investimentos, novas aquisições e ampliar ainda mais o seu negócio”, complementou o superintendente.
Na “Oficina de Orientação de Crédito”, a consultora do Sebrae Roraima, Jomara Lopes, conduziu as principais dicas e explicou sobre as principais linhas e tipos de créditos para quem empreende ou pretende ingressar no mundo dos negócios. O destaque ficou para os cuidados com a saúde financeira.
A organização é muito importante. Qualquer microempreendedor tem que começar com o básico: uma planilha, um caderno para anotação e isso já dará a ele a noção do que ele gasta, o que entra e sai e, com isso, vai ajudar na melhor tomada de decisão”explicou Jomara.
Atenta as explicações, a representante comercial Cecília Maria Tobias buscou o Sebrae no bairro Silvio Botelho com o intuito de colaborar para a expansão da empresa onde trabalha. “As minhas dúvidas eram sobre os melhores bancos com as melhores linhas de créditos para MEI para investimento e capital de giro”, justificou.
Com os pensamentos no futuro da Dourado Personalizados, a Derlane Paiva Dourado quer aumentar a empresa e, para isso, participou a oficina como forma de se prevenir a prejuízos. “Penso em investir, mas busquei conhecimentos para não ter tantos prejuízos”, complementou.
O próximo dia 25 de maio será especial para ela, pois a empresa completará o primeiro ano formalizada, depois de percorrer quatro anos na informalidade.
A Educação Financeira foi pauta do Sicredi com as “Soluções de Crédito e Educação”. Neste encontro, o gerente de Agência, Rogério Gerstberger, abordou sobre os principais comportamentos equivocados e impedidores de desenvolvimento cometidos por empreendedores, dicas de organização e planejamento.
Talvez uma das primeiras atitudes é separar o que é a pessoa física da pessoa jurídica, um dos grandes vilões das empresas é começar a misturar e faz com que ela tenha um problema financeiros no futuro.explicou Gerstberger.
Depois das palestras, as instituições financeiras dominaram a sala de aula e apresentaram as principais linhas de créditos para os diferentes tipos de empreendedorismos. A Rodada de Crédito é a aproximação dos bancos do pequeno empresário.
Nós trouxemos a Oficina para justamente preparar este empresário para saber se ele tem condições de pegar esse crédito, se tem movimentação financeira e os bancos apresentaram as taxas de juros se soluções de crédito. contou a analista do Sebrae, Fernanda Baena.
Cessada as apresentações e liberado os atendimentos, a empreendedora Mayrla da Silva aproveitou a presença do representante da Desenvolve Roraima para tirar dúvidas quanto a manutenção do financiamento. Defendeu que valeu a pena o investimento. “Eu já tenho um crédito com eles e que estou terminando de pagar e eu queria saber se eu poderia adquirir outra linha”, complementou.
ATENDIMENTO
Além das oficinas e rodadas de crédito, a equipe do Sebrae está à disposição para consultorias e atendimentos no Parque Germano Augusto Sampaio. A Fernanda Agapito trabalha com a promoção de eventos no Estado e aproveitou a Semana do MEI para ajustar a vida do empreendimento.
Encontrei todo o apoio necessário dos analistas, Bonfim foi muito bacana comigo, consegui tirar todas as dúvidas em relação a notas emitidas em períodos próximas ao final do ano, foi tudo bem declarado para mim, disse Fernanda que está no mercado há mais de 20 anos, e como MEI há dois. “É um desafio ver sobre notas, emissões, regularizar que é importante para se ter outros benefícios com isso”, complementou.
O Instituto de Educação e Inovação ( IEDI ) está com uma ambulância e estagiários em Saúde para atender a população com aferição de pressão arterial, de glicemia, saturação e troca de informações sobre o funcionamento da instituição.
“Trouxemos os alunos para prática, vivenciar e enriquecer o aprendizado deles”, ressaltou a coordenadora de Estágio do IEDI, Jamayra Azevedo.
A programação contempla a Semana do MEI, iniciada no dia 20 até o dia 24 de maio em três pontos diferentes de Boa Vista: no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Silvio Botelho; no estacionamento do supermercado São Jorge, no bairro União; e no Polo Ataíde Teive, bairro Asa Brancas. Todos localizados na zona Oeste da Capital e com atividades gratuitas e abertas a população.