ASN RR
Compartilhe

Curso do Sebrae Roraima ‘capacitação Jesuítas para empreendedores migrantes’ promove autonomia e empoderamento

Ação teve duração de cinco dia e se encerrou nesta segunda-feira (28) e contou com a participação de 20 mulheres
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Ação teve duração de cinco dia e se encerrou nesta segunda-feira (28) e contou com a participação de 20 mulheres.

Nesta segunda-feira (28) ocorreu o encerramento do curso de capacitação – Jesuítas, voltado, especificamente, para Empreendedores Migrantes. A ação foi promovida pelo Sebrae Roraima em conjunto com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR).

A iniciativa ocorre através do Programa Governança Empreendedora, que atende o eixo de inclusão socioprodutiva que visa atender o empreendedor em situação de vulnerabilidade, qualificando-os.

O tema final abordou a importância do marketing online e seu impacto para pequenos negócios. Com carga horária total de 20 horas, o curso contou com 20 participantes, todas mulheres. A capacitação foi divida em 5 dias, com 4 horas de aula por dia e temáticas diferentes, como oficina de gestão financeira; liderança e gestão de equipes; modelagem de negócio canvas e ferramentas digitais. Com metodologia interativa, o curso incluiu exposições teóricas, estudos de caso e atividades práticas.

A coordenadora do projeto, Ana Gomes, da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (UPPDT) do Sebrae/RR, destacou que o objetivo é fortalecer a governança dentro do estado, que são as instituições da sociedade civil juntamente com o serviço Jesuítas, além de influenciar os pequenos empreendedores migrantes a buscarem melhores condições de vida.

Eles [serviço Jesuítas] procuraram o Sebrae para poder realizar esse curso, através do projeto que eles já possuem e unimos esforços para que esse ele pudesse acontecer. Esse é um dos objetivos do nosso projeto: que os beneficiários, o público atendido consiga sair da situação de vulnerabilidade social através do empreendimento próprio, ressaltou.

A facilitadora do curso, Fabíola de Souza Wickert informou que todas as oficinas do curso foram pensadas para serem aplicadas nos pequenos negócios da forma como elas estão trabalhando hoje visando um crescimento planejado.

“Garantindo, principalmente, a continuidade das atividades que elas já desenvolvem. Quando elas adquirem mais conhecimento, elas podem não apenas ter um retorno melhor, como também aprendem a fazer a precificação correta, a ter um relacionamento com o cliente pautado nos conceitos da qualidade ao atendimento, fazer publicações que alcance um público desejado, entre outros”.

De acordo com Sandy Smile Vieira, ponto focal do SJMR, o público atendido abrange empreendedoras de áreas diversas como beleza, culinária, artesanato. Ela salientou que, após o curso, além de elas apreenderam técnicas de marketing local, para alcançar também o cliente braseiro, sairão empoderadas e com mais autonomia.

Querendo ou não, para tentar se colocar no mercado, elas acabam colocando o preço dos seus serviços bem abaixo. Então, nossa intenção é proporcionar autonomia e empoderamento, pois, apesar de ser um empreendedorismo migrante, ele também tem o seu valor, afirmou.

Oportunidade de crescimento

A Josneida Caramauta é natural de Puerto La Cruz, na Venezuela, e mora em Boa Vista há seis anos. A costureira e artesã se mudou para cá na esperança de mudar de vida, devido à situação econômica do seu país à época.

“A situação econômica não estava dando para subsistir, porque as três coisas primordiais que precisamos para sobreviver é: comer, acesso à educação e saúde e, lá, estava impossível. Cheguei a ir antes para a Colômbia, depois voltei para a Venezuela, mas nada havia mudado”, recordou.

Em sua cidade, Josneida trabalhava em sua residência. Ela descreveu que possuía máquina industrial, que teve que deixá-la para trás durante a mudança. Atualmente, estabilizada na capital, ela buscou no curso oportunidade de abranger seus conhecimentos.

Já fiz vários cursos no Sebrae Roraima, em outras instituições de ensino. Em três anos, coleciono mais de 60 cursos, tanto presenciais quanto virtuais. Minha vida tem mudado muito, pois penso que nunca devemos parar de aprender. Se Deus e a vida estão me dando todas essas oportunidades, aproveitarei tudo. Para mim, este curso tem sido muito proveitoso. Estou muito grata.

A Juliandris de Los Angeles angeles Lopez é cabeleireira e conseguiu montar um pequeno salão em casa. Há oito anos, ela escolheu Roraima como sua nova moradia por ser um local próximo ao seu país, pelos mesmos motivos que a colega Josneida.

“Tenho três filhos e a situação lá estava caótica e não havia emprego. Como sempre fui cabeleireira, minhas clientes não poderiam deixar de comer para ajeitar o cabelo. Então, vim pela necessidade. Foi muito difícil sair de meu país para buscar um futuro para minha família. Este curso foi enviado até mim por Deus. Aqui, pude me informar com questões de contabilidade, como posso conquistar mais clientes com o pouco que tenho, sem necessidade de ter muito. São raros esses ensinamentos. Agradeço, primeiramente a Deus e depois ao Sebrae que estão nos ajudando a crescer “, pontuou.

Próximas ações

No final de maio o Sebrae Roraima promove a semana MEI, com capacitações e atendimento ao público para a comunidade em geral. O evento ocorrerá em três pontos distintos: na unidade da avenida Ataíde Teive, na Praça Germano Sampaio e no bairro Raiar do Sol.