O Sebrae/RR participou na manhã de hoje (26), do III Ciclo de Conferências: Equidade, Inovação, Diversidade e Empreendedorismo, promovido pelo curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Com objetivo de movimentar a comunidade acadêmica, o evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no Campus Paricarana.
Organizado pelos estudantes do 1° ao 4° semestre de enfermagem, o Ciclo de Conferências é um projeto de extensão supervisionado pela doutora em enfermagem psiquiátrica, professora do curso de bacharelado em enfermagem e coordenadora pro tempore do curso, Carla Teixeira.
Abordando os temas equidade, inovação, diversidade e empreendedorismo, a ação despertou interesse e promoveu interação, participação e compartilhamento de conhecimentos entre os presentes.
Em sua fala, Carla Teixeira falou sobre como surgiu a iniciativa:
A ideia do evento surgiu quando eu adentrei a instituição e durante o processo de um módulo de uma disciplina, nós pensamos em desenvolver um ciclo de conferências para fazer uma espécie de integração entre os alunos do próprio curso e de outros também. A ideia do evento cresceu, nós saímos da temática inicial que foi saúde mental e passamos para a saúde integral que foi o assunto do segundo ciclo.
Na oportunidade, a professora explicou como a coordenação do projeto chegou aos temas dessa terceira edição e a importância do Sebrae/RR na ação:
As conferências tomaram uma visibilidade maior do que tínhamos programado, então para este terceiro ciclo nós pensamos em fazer uma enquete de quais seriam as temáticas emergentes que estariam sendo necessárias e assim chegamos no 3° Ciclo de Conferência da Enfermagem com a temática Equidade, Inovação, Diversidade e Empreendedorismo. Após a confirmação do tema, nós fomos atrás dos colaboradores e o Sebrae entrou nesse sentido, colaborando não só com a palestrante, que falou sobre empreendedorismo na saúde, mas colaborando também com a inserção de diferentes atores sociais dentro do evento.
Ministrando a palestra “Desafio e Possibilidades do Empreendedorismo na Saúde“, a consultora do Sebrae/RR Germana Bueno, falou sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo na área da saúde, apresentou dinâmicas de startups na área, os pilares do empreendedorismo e optou por uma dinâmica interativa que impulsionou o potencial empreendedor dos participantes.
A convite do Sebrae, hoje vim no Ciclo de Conferências de Enfermagem para falar de empreendedorismo na área da saúde. Nós buscamos falar com esses futuros enfermeiros, que todos têm o potencial para empreendedorismo, sobre os pilares do empreendedorismo, quais são as características do empreendedor, como eles podem ter esse acesso e também falamos sobre as capacitações oferecidas pelo Sebrae. Pontuou a palestrante.
Impulsionando o potencial empreendedor dos estudantes, Germana formou grupos e distribuiu palavras aleatórias escolhidas pelo público. A dinâmica era criar em poucos minutos startups com foco em saúde utilizando as palavras escolhidas. Após concluírem, os grupos fizeram as apresentações.
Questionada sobre o porquê da dinâmica, a palestrante explicou que o objetivo era demostrar na prática, que é possível empreender na área da saúde:
Comecei com a dinâmica para estimular a criatividade e mostrar que muitas vezes ficamos na zona de conforto achando que não conseguimos e que é difícil empreender, logo não aguçamos nossa criatividade. Então essa dinâmica que nós fizemos juntos foi para eles perceberem que eles têm sim esse potencial e que realmente dá para pensar diferente após saírem do curso e poder abrir o seu negócio e empreender na área de saúde. Finalizou Germana.
A estudante do 4° semestre de enfermagem, Hellen Bezerra, participou ativamente da organização do evento e ressaltando a importância da iniciativa, Hellen contou que a participação de palestrantes que são profissionais de outras áreas foi totalmente estratégica:
Muito importante essa iniciativa tendo em vista que movimenta a comunidade acadêmica e promove diversas ações. A comissão organizadora, composta pelos próprios alunos entra em contato com empresas e outros profissionais, não só enfermeiros, e dessa forma temos diversos profissionais para compartilhar os seus conhecimentos em suas áreas, justamente para agregar com o conhecimento da enfermagem e promover esse grande networking. Destacou a estudante.
A participação do Sebrae/RR no III Ciclo de Conferências de Enfermagem: Equidade, Inovação, Diversidade e Empreendedorismo, é uma organização do programa de Educação Empreendedora do Sebrae atuando no fomento e estímulo do empreendedorismo no estado.