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Conheça a trajetória de Dony Douglas, do Salão Fios de Luxo

Empreendedor participa da Barber Week 2025
Por Giovanna Lima
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Durante a missão empresarial do Sebrae Roraima à Barber Week, Dony Douglas, fundador da área masculina do salão Fios de Luxo, leva consigo uma história de reinvenção, coragem e propósito e que começa, curiosamente, com um gesto simples entre amigos.

Antes de ser barbeiro, empreendedor ou dono de salão, Dony era apenas o amigo que “quebrava o galho” da turma.

“Eu cortava o cabelo dos meus amigos só para ajudar. Nunca imaginei fazer isso profissionalmente”. Foi entre 2016 e 2017 que a brincadeira virou curiosidade e a curiosidade, oportunidade. Ele decidiu fazer um curso de barbearia para melhorar, apenas, o resultado nos amigos.

Ao concluir o curso, sua irmã, que já atuava na área, o convidou para abrir um novo empreendimento. Fundaram ali o Fios de Luxo, que hoje completa sete anos de história.

O sucesso atual do salão contrasta com um período que quase pôs tudo a perder. Como muitos negócios do setor de beleza, o Fios de Luxo enfrentou duros desafios durante a pandemia.

Hoje, o salão atende números impressionantes: já ultrapassou 800 atendimentos em uma semana e, em períodos de pico, chega a mais de mil pessoas.

“É muito grande para a nossa cidade. Tanto na barbearia quanto na parte feminina, a gente só cresce”, afirma.

Uma jornada antes da barbearia
Antes das tesouras, máquinas e navalhas, a vida de Dony já tinha dado muitas voltas.

Ele foi militar do Exército, taxista, motorista de aplicativo, dono de um assadão. Tentou de tudo e, segundo ele, muitas coisas “não deram muito certo”.

Se pudesse voltar no tempo e conversar com o Dony de 2010?

“Eu diria para ele vestir a camisa e correr atrás. Eu tive oportunidades e não aproveitei. Mas naquela época eu não tinha experiência de vida”, reflete.

Foi depois dessas idas e vindas que ele finalmente encontrou seu lugar atrás da cadeira de barbeiro e, curiosamente, fazendo algo que nunca imaginou fazer.

Embora o Fios de Luxo seja um salão completo, Dony administra a área masculina, que tem crescido bastante. E ele faz questão de destacar o papel emocional da barbearia.

“A barbearia é um lugar de psicologia para o homem. É o momento dele, em silêncio, na tranquilidade”, explica.

Esse entendimento sobre comportamento e acolhimento tem guiado o trabalho de Dony, e é um dos motivos pelos quais ele busca sempre se atualizar.

Participando pela segunda vez da Barber Week, Dony vê na feira uma vitrine valiosa para quem quer inovar.

“A Barber Week é crucial. É onde você encontra novidades que mudam o dia a dia da barbearia: máquinas, tesouras, aparelhos de limpeza de pele, equipamentos de massagem… tudo o que ajuda a melhorar o serviço”, afirma.

Para ele, a missão promovida pelo Sebrae Roraima não é apenas uma viagem técnica: é um investimento real no futuro dos negócios da beleza no estado.

Dony carrega a humildade de quem não esquece as raízes e a firmeza de quem sabe até onde pode chegar. Na Barber Week, ele não apenas busca novidades: ele representa Roraima com orgulho, mostrando que talento, esforço e persistência podem transformar trajetórias inteiras.