O Salão Internacional de Turismo abriu oficialmente as portas nesta sexta-feira, 26. O evento, realizado em parceira com o Governo de Roraima, promete movimentar o setor que é uma grande potência para a economia roraimense. Na cerimônia de abertura, estiverem presentes o vice-governador do Estado, Edilson Damião, diversas autoridades e representantes da Guiana, Venezuela e demais países caribenhos como Barbados.
Para o superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, essa é uma possibilidade não só de evidenciar as belezas naturais e os roteiros turísticos encantadores. Mas também apresentar Roraima e seu o potencial comercial.
“Estamos fazendo essa conexão com o nosso turista interno, mas também apresentando oportunidades e possibilidades de fazer conexão com mercados próximos, países próximos como Venezuela, como a Guiana, como o Caribe, que estamos há duas horas, muito próximos, tanto para emitir quanto para receber. E essa conexão é essencial para o setor de turismo, que é um dos setores principais para o desenvolvimento e fortalecimento da economia”.
O Salão é uma realidade importante quando se trata de posicionamento dos pequenos negócios no mercado. O diretor técnico Doan Rabelo, compartilhou a expectativa de conexões que serão geradas a partir desses três dias.
“Estamos conectando pessoas, conectando o país e fortalecendo toda a cadeia do turismo em benefício das micro e pequenas empresas. Estamos muito felizes pela realização deste evento e acreditamos que desta forma nós estaremos colocando o Estado de Roraima no cenário mundial do turismo”.
Almir Sá, diretor de administração e finanças destacou esse momento de proximidade com os países vizinhos e a importância desse bom relacionamento.
“Nós estamos num bom momento, em que nossos vizinhos querem estar conosco, querem fazer negócio e nós também estamos crescendo e precisamos fortalecer nossas empresas. É uma coisa muito bonita o fortalecimento de Roraima como uma rota do turismo e de negócio”, comemorou.
Esse foi um momento de abrir o coração e compartilhar as expectativas que esse grande evento traz para o setor do turismo. A embaixadora de Barbados, Tonika Thompson, ressaltou a característica de acolhimento que os roraimenses têm como um diferencial turístico. Além de comemorar essa aproximação que o Sebrae/RR está promovendo entre os países do norte do continente.
“Me sinto acolhida e comprometida em desenvolver atividades como essas que abrem as portas. O Sebrae abrindo e fazendo essas atividades, abre portas para o povo. Estamos juntos. Roraima tem uma escala que parece o Caribe, dá pra sentir o crescimento de ano a ano. Estamos juntos. É gostoso descobrir mais e mais que vocês tem a oferecer e temos experimentado coisas positivas” compartilhou a embaixadora.
Assim como ela, o diretor de turismo da Guiana, Kamrul Baksh, salientou essa união. “O turismo desse continente não é o mesmo sem o norte do Brasil e a Guiana. Temos uma longa história de cooperação” pontuou.
A atividade turística para Roraima é muito importante pois movimenta desde os pequenos negócios até grandes agências de viagens e turismo. Todos unidos para prospectar novos caminhos no setor. O vice-governador, Edilson Damião destacou o comprometimento do Governo do Estado em investir em mais infraestrutura e melhorar as condições dos acessos principalmente no interior que são os destinos mais procurados.
“O turismo está ligado a economia dos nosso estado e essa proximidade com o pais vizinho irá abrir mais oportunidades. De norte a sul de Roraima temos belezas que podem ser acessados por esses países e a gente também pode visitar. O Estado está investindo massificamente em infraestrutura para melhorar o acesso e fortalecer a economia”, disse o Damião.
DIVERSIDADE CULTURAL EM EVIDÊNCIA
Durante a abertura foram realizadas danças típicas japonesas e gaúchas. E no dia 27, será destinado apenas as apresentações culturais dos Povos Originários, destacando a cultura que Roraima carrega em suas raízes. Além disso, durante toda a programação estão sendo realizadas apresentações culturais com danças, poemas, teatro. Além de cantores locais fazendo a trilha sonora nos três dias de evento.
O Espaço Criativo reúne uma diversidade de gastronomia e artesanatos. Lá é possível encontrar colares, tecidos, e delícias produzidas aqui no norte como a jujuba de cupuaçu e o açaí.
A estimativa de público que passou pelo Salão da primeira noite estima-se em mais de mil pessoa. A programação segue até domingo, dia 28, no Roraima Garden Shopping, promovendo um turismo que inclui, traz diversidade e valoriza a cultura local.
Salão Internacional de Turismo
O Salão Internacional de Turismo é uma realização do Sebrae e do Governo de Roraima com o apoio de diversos parceiros, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Roraima (Abav), Associação Brasileira de Bares e restaurantes (Abrasel), Fecomércio, Sesc, Senac, Sindearter, Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e Instituto Federal de Roraima (IFRR).
A ação também conta com o patrocínio das empresas: Mais 1 Café, Instituto Tecnologias Geo-Sociais (ITGS), Roka Hotel Boutique, Uiramutam Palace Hotel, Sicoob Amazônia, Boa Eco Hotel, Kuravaina Tours e Prefeitura de Presidente Figueiredo.
-
-