
Em uma apresentação instigante, inovadora e provocativa, o designer de moda Rafael Lemos levou os participantes a pensar a moda de uma forma divertida e fora do óbvio na noite de lançamento do Projeto Conecta Moda, na quarta-feira, dia 13. Na ocasião foram apresentadas também as Macrotendências do Inverno 2024.
Com a parceria direta do Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), o Projeto vem para realizar uma aproximação das empresas do setor por meio de propostas de mercado especializadas na moda para impulsionar a inovação, criatividade e sustentabilidade do segmento.
“A moda é um sentimento de pertencimento ao tempo que nós vivemos. O vestir é uma forma de se comunicar, não é simplesmente fazer um produto, mas mostrar a sua identidade e gerar identificação do consumidor com a marca”,orientou Rafael Lemos, que também é consultor técnico do Senai CETIQT.
O diretor superintendente, Emerson Baú, compartilhou que o desafio de desenvolver esta iniciativa partiu do Sebrae Nacional para todos os Estados, e que Roraima mostrou interesse para atender a demanda, pois, a instituição acredita no poder dos empreendedores e trabalha para impulsionar o mercado roraimense.
“Esse segmento não fomenta só ‘moda’, mas promove uma geração do bem-estar. O cenário de 10/15 anos atrás é diferente de hoje que vem ganhando cada vez mais importância, competitividade, tecnologia, inovação e novos canais de vendas. Nesse projeto estamos olhando a cadeia como um todo, desde o design, indústria, ateliê até a loja para fortalecer e gerar resultado”, pontuou o superintendente.
No mercado há 19 anos, o empresário Roberto Kennedy, aderiu ao Conecta Moda, por acreditar no potencial de Roraima. Por meio do Sebrae/RR já teve oportunidade de ir em feiras para conhecimento de processo de produção. Para ele, acreditar que é possível inovar em Roraima muda a chave e a perspectiva de negócio de quem se desafia a pensar diferente e é isso que o Projeto oferece.

“Vejo muita gente reclamar da logística e falta de acesso. Mas não devemos focar na dificuldade, mas no objetivo. Estão nos dando condição de nos preparar, ter conhecimento técnico e quem sabe trazer pra Roraima a produção de roupa”, comenta o empresário.
CONECTA MODA
Ao todo, 30 empresas serão atendidas da indústria e do varejo, abraçando todos os segmentos desde vestuário até acessórios e calçados. A meta é aumentar em 5% o faturamento dos negócios participantes do projeto até julho de 2024.

Os empresários serão capacitados nas áreas de design, gestão empresarial e competitividade, gestão de processos e produtividade, práticas ESG e sustentabilidade, além do auxílio no desenvolvimento de coleções e curadoria de compras. Com o Conecta Moda será possível usar a criatividade para gerar novos valores econômicos, ecológicos e culturais na moda roraimense.
MACROTENDÊNCIAS INVERNO 2024
As macrotendências do Inverno 2024 surgem de um contexto pós a fragilização no setor e surgimento de novas tendências geracionais. Assim, foi preciso repensar a moda e qual o seu propósito. Atualmente, ela segue um ciclo mais curto e não mais de décadas como era antigamente. É um caminho que está sendo ditado por diferentes tipos de gerações e é preciso pensar para esse público de forma assertiva.

O Inverno 24 promete fantasia, movimento e o improvável com inspiração no circo. Então é possível explorar e ousar nas cores, criatividade e novas matérias primas nas peças.
A dica é ter atenção aos grupos menores e atender essas demandas. Além disso, se antecipar é essencial para ganhar tempo, pesquisar, criar, produzir e colocar à disposição do cliente o produto.
