Em março de 2021, o programa Cidade Empreendedora foi lançado em Roraima com o propósito de estruturar ações de fomento ao empreendedorismo, promovendo a transformação dos municípios por meio do desenvolvimento territorial. O programa foi realizado por dois anos nos 15 municípios do estado.
Diante dos resultados positivos, os prefeitos das cidades renovarão a assinatura do termo de adesão ao programa, para dar continuidade aos projetos desenvolvidos em sua região.
Com a finalidade de apresentar os Agentes Territoriais que apoiarão as secretarias municipais na implementação das ações do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/RR realizou neste mês de junho, reuniões de alinhamento em 10 municípios para mostrar os planos de trabalhos que serão executados durante esse processo de crescimento socioeconômico.
Os encontros ocorrerão nos municípios do Cantá, Alto Alegre, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Normandia, Bonfim, Boa Vista, Caracaraí, São Luiz, Caroebe, Baliza e Rorainópolis.
Além das ações planejadas, o foco da iniciativa é melhorar o ambiente de negócios, fomentando o empreendedorismo de cada localidade. Dessa forma, o programa busca sustentar o processo de desenvolvimento dos negócios promovendo a competitividade empresarial.
O Cidade Empreendedora se organiza em oito eixos de atuação. Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Públicas, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva e Cooperativismo e Crédito.
Esses eixos são definidos com o propósito de contemplar temáticas que podem influenciar na capacidade desses territórios iniciarem negócios, acelerar o crescimento dos empreendimentos presentes na região, além de contribuir com o amadurecimento do comércio local.
A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/RR, Elissandra da Costa, explica que essa parceria está ligada aos objetivos estratégicos do setor.
“Temos como missão, desenvolver ações e articulações públicas com o propósito de criar ambientes favoráveis aos pequenos negócios de todo nosso território. Então esses encontros foram de extrema importância, pois tivemos a oportunidade de apresentar os nossos consultores especializados que são peças chaves para a realização desse projeto empreendedor” afirmou a gerente.
O secretário de Administração e Finanças do município de Caroebe, Junior Alburquerque, ressalta que essa parceria tem fortalecido de forma significativa o desenvolvimento do empreendedorismo no município.
“Temos certeza de que seremos referência em promoção de políticas públicas, por meio de programas, projetos e de ações socioassistenciais, onde o Cidade Empreendedora se inclui como peça fundamental, alcançando resultados dentro do agronegócio, na educação, na integração social e consequentemente na economia local” esclareceu o secretário.
A agente de desenvolvimento do município de Rorainópolis, Fabiana Oliveira, esclarece que através desse acordo entre o Sebrae/RR e o poder público municipal, os micro empreendedores poderão ter acesso a orientações técnicas de forma acessível e prática.
“Esse tipo de políticas públicas destaca os grandes negócios que são feitos no estado, em especial aqui em Rorainópolis, onde a sala do empreendedor tem evidenciado grandes trabalhos e empreendedores que estão dispostos a crescerem cada vez mais. Dessa maneira, esse espaço criado pela Cidade Empreendedora, fornece um ambiente favorável aos negócios contribuindo com a geração de emprego e renda” finalizou a agente.
PRÓXIMOS PASSOS- Com as apresentações dos Agentes Territoriais, serão iniciadas as ações de planejamento e implementação das atividades integradas nos oitos eixos do programa Cidade Empreendedora nos municípios.
