Quem chega ao Viva Roraima, no Parque Anauá, em Boa Vista, pode apreciar o mural de grafite original do festival. Desenhado por três artistas venezuelanos e um brasileiro, o quadro reúne itens marcantes do turismo e da cultura do Estado.
“Ele foi bem inspirado em tudo o que Roraima oferece, tanto da parte gastronômica, quanto cultural e turística”, disse o autor da obra, Fredixon Escobar, 35, destacando os grafismos indígenas, o Monte Roraima, o galo-da-serra, o peixe tucunaré, o Portal do Milênio e as panelas de barro.
Artista contemporâneo há mais de 20 anos e morador de Roraima há mais de nove, Escobar revelou que o mural foi desenhado no papel, antes de ganhar o formato de 14 metros quadrados. Ele e os outros três artistas levaram dois dias para pintar a obra. Tudo foi feito diante dos olhares do público do festival.
Para formar o quadro, o grupo utilizou materiais como cinco telas retangulares, cerca de 60 sprays e dez litros de tinta acrílica multicolores, além de mais de dez pincéis de estilos diversos.
“Esperamos que o nosso trabalho tenha bastante impacto. A obra foi inspirada na natureza, nos elementos que a gente tem no planeta. Foi uma forma de integrar as cores que representam muito a alegria do nosso Estado”, pontuou o artista, que ainda enfatizou a recepção inicial do público.
A obra tem atraído principalmente as crianças, com aquela curiosidade de saber como é que a gente faz pro mural ficar tão bonito. E a gente vai explicando passo a passo, as técnicas usadas e que a gente desenha no papel para depois expandi-lo para um tamanho maior. disse.
Para a artista Diana “Afronativa”, 33, que trabalhou na obra, o quadro no Viva Roraima é a oportunidade do grupo divulgar o talento para o público roraimense. Ela relembrou que já foi procurada por empresas para fazer obras originais que expressem a regionalidade do Estado.
As empresas e as pessoas nos procuram para fazer esse tipo de trabalho, em que reunimos, na arte, o que Roraima tem de melhor. Espero que mais pessoas possam conhecer a nossa arte. declarou.
Além do grafismo, outros grupos também se apresentam no Viva Roraima, como o Clube do Fusca, equipes de Patins e Alpinismo, Skatistas, Federação de Xadrez, Capoeira e muito mais.
Viva Roraima
Com apresentações musicais, espaços exclusivos para gastronomia, turismo, exposições, comercialização, empreendedorismo, arte, inovação, esporte e divulgações, o Viva Roraima termina nesse domingo (27), no Parque Anauá.
Com entrada gratuita, a programação visa impulsionar o empreendedorismo local, fomentar a renda e promover o desenvolvimento econômico. O festival é uma homenagem às pessoas nascidas em Roraima e àquelas que o escolheram para viver.
O evento é realizado por Sebrae Roraima e Governo de Roraima, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult). O festival conta com o apoio de:
• Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier);
• Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-RR);
• Associação Brasileira de Agências de Viagens) (Abav); e
• Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).