
Descontração, proximidade e conclusão, foi com esse tripé que o Sebrae/RR encerrou nesta terça-feira, (04), o ciclo do Ali Produtividade com a presença dos empresários que concluíram mais uma etapa desse programa que apoia às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte locais a impulsionarem seu negócio.
O evento final foi planejado com a finalidade de consolidar as experiências vividas pelos empresários durante todo o desenvolvimento do 9º ciclo que aconteceu no período de seis meses, baseado no cronograma de oito encontros, incluindo as atividades de atendimento e processos para solução de problemas, análise e elaboração de estratégias.
No inicio do encontro foi apresentado uma palestra sobre os indicadores de produtividade do programa Ali, ministrada pelo coordenador nacional do agente local de inovação, Jeferson Reis Bueno, que falou dos principais problemas apontados pelos empresários e quais as ações trabalhadas para ajudar a solucionar esses pontos.
“Esse trabalho feito pelos ALis é muito importante porque ele segue uma jornada a nível nacional, pois temos a presença do agente local de inovação nos 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal, então são mais de 2.500 bolsistas que o Sebrae mantém em campo com o objetivo de ir ao encontro dessas empresas para esclarecer que por meio da inovação é possível melhorar a produtividade desses negócios”enfatizou o coordenador.
Através dos Agentes Locais de Inovação (ALIS) que são profissionais especializados do Sebrae, as empresas participantes do programa recebem orientações e acompanhamento contínuo para a implantação das melhores práticas tecnológicas e sustentáveis do mercado, visando fomentar o crescimento do negócio.
Durante o evento o superintendente, Emerson Baú, explicou que a instituição pretende ampliar esse trabalho de inovação para o interior do Estado, pois é uma metodologia que têm transformado de forma positiva a empresa de diversos empreendedores da região.
“Com a ajuda do Ali, mais pessoas podem ser atendidas, principalmente no setor rural, que é um segmento cada vez maior em Roraima, por isso acreditamos que a proposta do programa contribuirá efetivamente para a coordenação desse trabalho por meio da educação empreendedora” pontuou Baú.
Ademais, foi realizado o Talk Show “Diálogos Inovadores” mediado pelo colaborador do Sebrae/RR, Yule Brasil, que contou com a participação de alguns empresários que contaram sobre as suas vivências e experiência com o Ali Produtividade.
“Esse ambiente proporcionou um bate-papo entre empreendedores que estiveram nos ciclos anteriores do Ali e que ainda são próximos do Sebrae, onde eles falaram sobre sua jornada empreendedora, as dificuldades que enfrentaram e também o que aprenderam no programa” esclareceu Yule.
O Ali Produtividade estimula o empreendedorismo e trabalha com a criação de ações que melhora a performance dos negócios, com práticas inovadoras e ferramentas ágeis. Ele é desenvolvido com o propósito de atender as empresas que desejam iniciar uma jornada de inovação e se diferenciar no mercado.
