ASN RR Atualização
Compartilhe

Agrosurr inicia com grande satisfação na Região Sul

Esta é a primeira edição do evento
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

Primeira edição da Agrosurr inicia com movimento da população e inserção dos pequenos produtores no comércio local. Promovida pelo Sebrae/RR, o evento aconteceu na Unidade de Atendimento Região Sul, em Rorainópolis, e contou com a participação de autoridades, produtores locais e grandes instituições.

O diretor superintendente do Sebrae, Emerson Baú, reforçou a participação e contribuição da instituição com a região Sul, e com os micro e pequenos empreendedores locais. Essa é a missão do Sebrae, desenvolver o empreendedorismo, e contribuir com o Estado de Roraima. Eventos como esse geram transformação, desde o processo da agricultura familiar, às grandes empresas. Hoje podemos ver aqui produtos como o milho de pimenta, produzido em uma vicinal daqui, já possui o selo da Aderr, comprovando a qualidade e que já está sendo exportado para os mercados em Boa Vista, então isso é muito gratificante, e essa é a nossa missãoconcluiu.

O vice-governador, Edilson Damião esteve presente no evento e reforçou o compromisso e a parceria do estado de Roraima com o Sebrae, em pró do desenvolvimento da agroindústria e dos agronegócios em Roraima. Conforme o político, os projetos desenvolvidos em conjunto fomentam a economia e desenvolvem ainda mais a região Sul do Estado.

Itamira Soares, uma das idealizadoras do evento, e gerente da Unidade de Competitividade Agroambiental (Uagro), explicou que após meses de planejamento, e identificação das necessidades dos produtores da região, está satisfeita com a execução do projeto.

Dentre os serviços ofertados estão, exposição de máquinas pesadas, linhas de crédito, informações referentes à regularização de empreendimentos, além da praça de alimentação, com delícias locais, como salgados e galinha caipira.

Franci, proprietária da empresa Bom Paladar trouxe diversas delícias locais, como a carne de Sol e a galinha caipira.

Está sendo uma experiência muito positiva, é a minha primeira vez participando de eventos do Sebrae, e estou gostando bastante, é uma grande oportunidade

Jocimar Severo, representando a Federação da Agricultura, contou que a parceria entre as instituições é ‘fundamental ‘, para a contribuição dos agronegócios, além de ser muito eficiente para os micro e pequenos empreendedores rurais, fazendo com que eles alcancem novas metas e objetivos.

Ana Lúcia faz parte da Agrihort com a plantação de batatas doces, macaxeira e maracujá, todos de forma artesanal. A agricultora contou que para ela, o evento teve o objetivo de compartilhar os desafios do trabalho manual, além de apresentar os produtos que desenvolve a partir da matéria prima cultivada.

Cultivamos tudo na mão, de forma artesanal, não temos maquinário ainda para algo mais tecnológico, mas tenho muitos sonhos, e sei que chegaremos muito longe disse.

Ao longo do evento, mais de 100 pessoas participaram da pesquisa de satisfação desenvolvida pela Unidade de Gestão Estratégica (UGE), com objetivo de entender a percepção do público na estrutura e atendimentos promovidos pelo Sebrae.

Os painéis:

Na programação do evento, os participantes podem ainda participar dos painéis, com experiências entre produtores, e instituições.

Neste primeiro dia, os painéis foram: ‘Jornada do Empreendedor: Relatos de experiências bem-sucedidas na transformação de produtos primários em produtos com valor agregado’, com a participação de empreendedores como Charles Henz, do Viveiro Henz; Claudiano Aparecida Fernandes,da Farinha Ouro Verde e Francisca Silva dos Santos, do Sítio Ouro Verde. Todos são expositores no evento.

A segunda proposta foi: ‘Produzir com Segurança’, com instituições eguladoras, abordando exigências legais e oportunidades para atuar de forma regularizada. Participaram as instituições: Aderr, com o presidente da instituição Marcelo Parisi; Iater, com a diretora Paula Jussara e Embrapa, com a pesquisadora Teresinha Costa Silveira de Albuquerque.

Confira o painel do dia 19/10 – sábado:

15h: Painel Investimento Financeiro: Instituições discutirão linhas de crédito disponíveis e o acesso ao financiamento para investimentos na agroindústria. Participação de instituições como Banco da Amazônia, com o gerente da agência em Rorainópolis, Miramon Patricio da Silva; Banco do Brasil, com o gerente da agência em Rorainópolis, Marlon Almeida Pereira; Sicoob, com o gerente da agência em Rorainópolis, Cleicimar da Silva Oliveira e Desenvolve RR, com a representante Renata Franco.

-

Os expositores

A população pode visitar cerca de 45 stands, desde produção de queijos e farinhas à exposição de grandes máquinas. Confira a lista completa de stands presentes na primeira edição da Agrosurr:

Rüdell XCMG; Honda; Cepal Poços Artesianos; JP Drone Norte; VL Agropecuária; Impacto Solar; Potência Agrícola; Barreto Serviços Agrícolas e Florestais; Solo Fácil; Green Máquinas – John Deere; Agrolucas; Roraima Leilões; Akmos; Arco Norte Fertilizantes; Lirauto; Ailton Móveis Rústicos; Potência Máxima Máquinas Agrícolas; Rural Projetos; Haus Bier; Farinha Ouro do Campo; Mundo Mineiro; Plantão do Pão; Agrihort; Cachaça Artesanal do Elói; Sítio Paiva Pereira – Sul Orgânico; Molhos de Pimenta Sítio Ouro Verde; Açaiteria Adriana; Queijaria Fazenda Santa Cecília, e Bom Paladar.