A Agroind Roraima 2025 não foi apenas um espaço para negócios e exposições agrícolas: a feira também evidenciou o espírito inovador e a preocupação com a sustentabilidade de empreendedores da Região Sul de Roraima. Produtos ecológicos, soluções tecnológicas e iniciativas de impacto social deram o tom da participação dos pequenos negócios no evento.
Entre os destaques, a Organiza Marcenaria Sustentável, idealizada pelo professor André Siqueira, diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFRR, apresentou peças únicas produzidas a partir de resíduos de madeira. “Nós utilizamos restos de madeira para transformar o lixo em luxo. Os abajures e as tábuas de frios com porcelana foram os produtos que mais chamaram a atenção”, contou Siqueira. Com apenas dois anos de mercado, a marcenaria aposta no design sustentável como diferencial competitivo.
-


Outro exemplo de inovação foi trazido por Sirleia Ferreira, proprietária da Alpha Brilho, que levou à feira produtos de limpeza ecológicos, como sabões de coco, babosa e limão, além de desinfetantes concentrados. “Eu comecei pedindo a Deus um trabalho, e Ele me capacitou para produzir sabões de qualidade que além de limpar, hidratam a mão da dona de casa”, disse emocionada. Há cinco anos no mercado, Sirleia reforçou que “nunca é tarde para começar” e que a fé e a perseverança são fundamentais para o sucesso.

A conectividade rural também esteve em evidência com a participação da TK Conect, de Thanyson Kauan, que levou internet rural para produtores da região. “Hoje, ter conectividade é essencial para vendas, cobranças e comunicação na área rural, que muitas vezes fica isolada”, destacou.
-

No setor de infraestrutura para o agro, Manoel Messias, da Bela Vista Pré-Moldados, apostou nos coxos pré-moldados de concreto para alimentação e hidratação de animais. Com apenas um ano no mercado, Messias aposta na qualidade dos seus produtos como diferencial. “Investimos muito em estrutura e acabamento, trazendo uma novidade que já é tendência no agro nacional para Roraima”, afirmou.

A regularização ambiental e fundiária também ganhou espaço com a presença da Sincro Ambiental, representada por Pedro Henrique. “O Agroind 2025 foi de suma importância para nós. Fizemos muitos contatos e enxergamos a realidade do Sul do estado, com muitas oportunidades para os produtores rurais. Nosso trabalho é justamente apoiar esses produtores na regularização das áreas, para que possam produzir com segurança e ampliar seus negócios”, explicou.
O analista técnico da Unidade de Atendimento da Região Sul do Sebrae, Luiz Henrique, destacou a importância do apoio institucional para o fortalecimento desses empreendedores.
Estamos realizando capacitações em marketing, finanças e vendas para que eles tenham produtos bem organizados e consigam acessar os mercados de forma eficiente. Ver o sucesso da Sirleia e de tantos outros hoje é muito gratificante afirmou.

