ASN RR Atualização
Compartilhe

Agricultores familiares abastecem a mesa da população com produtos frescos todos os sábados

Feira da Agricultura Familiar funcionará das 7h às 13h, no Espaço Sebrae localizado na avenida Carlos Pereira de Melo
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Feira da Agricultura Familiar do Sebrae Roraima

Frutas, legumes, verduras, pães, bolos, ovos caipiras, coalhadas, temperos… estes e outros produtos são frutos do trabalho de cerca de 20 agricultores familiares na Feira da Agricultura Familiar do Sebrae Roraima, a partir deste sábado (7), no Espaço localizado na avenida Carlos Pereira de Melo, no bairro Caranã, zona Oeste de Boa Vista.

A iniciativa do Sebrae Roraima, em parceria com a Cooper Cinco, fomenta, reconhece e fortalece a contribuição das famílias do campo para abastecer as mesas da população, com itens frescos, produzidos no próprio quintal, principalmente na zona Rural, livres de conservantes ou agrotóxicos.

O diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, conversou com produtores e ressaltou qualidade de cada item colocado a comercialização.

São produtos agroecológico, de maneira direta para que a gente possa fortalecer a produção, que é uma etapa extremamente importante de uma retomada muito mais bonita, organizada e convido a todos a virem todos os sábados pela manhã.

Emerson Baú, diretor superintendente do Sebrae Roraima

A dona de casa Juana Maria Cabrera é moradora do bairro Tancredo Neves e aprovou a iniciativa. Nas sacolas, milho, cheiro-verde, pimenta-de-cheiro, batata-doce, entre outros itens dispostos pelos produtores.

Muitas ofertas, tudo bom, tudo fresco e convido as pessoas a comprar seu cheiro-verde, sua macaxeira, pimenta, limão, tudo bem fresco do campo para minha cozinha. comemorou ao ressaltar a acessibilidade dos preços praticados pelos comerciantes.

Juana Maria, dona de casa

No quesito preço e qualidade, a recém-chegada a Roraima, a pernambucana Danieide Silva concorda. Ela se deslocou do Centro para conferir (e comprar) de perto o que a agricultura familiar local tem a oferecer. “Vim para conhecer mais e estou achando muito interessante”, exclamou.

Danieide Silva e família

Para que todas estas opções estejam aptas para chegar ao consumidor final, há pessoas que trabalham de sol a sol, acordam cedo e preparam tudo. O Matheus Cardoso, acompanhado da mulher Amanda e da filha Mariah, de quatro meses de idade, acordaram às 3h da manhã para organizar a produção e vender.

“A gente procura se qualificar para produzir um alimento de qualidade”, e diante do que se tem no próprio sítio transforma até em subprodutos como bolos, doces, coalhada, paçoca. “Temos uma variedade de produtos de um pequeno lugar, mas de grande importância para a população”, enalteceu.

Matheus e Amanda são filhos da agricultura familiar e com a pequena Mariah nos braços querem mostrar o valor de se plantar e colher para as futuras gerações. Eles são do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, zona Rural de Boa Vista.

Matheus Cardoso e família

A Feira da Agricultura Familiar do Sebrae Roraima reúne produtores jovens e também aqueles com mais bagagens de experiência e conhecimento. Também oriunda do PA Nova Amazônia, a dona Oziele Santos, no auge dos 60 anos, sente orgulho em ser agricultora familiar.

Para a feirinha, dona Oziele organizou a bancada com carinho e colocou os maços de chicória, couve-manteiga, milho, jiló, hortelã, e até mesmo mudas de arruda. “De tudo eu tenho um pouco, de hortaliça, fruta, verdura, e participar da Feira do Sebrae… sempre participamos”, e disse que toda ação dá certo.

APOIO E FOMENTO

O apoio do Sebrae Roraima vai além da promoção e organização da Feira. “Prestamos assessoria, tanto de campo/técnica e de gestão e mercado e a feirinha é uma iniciativa da consultoria de mercado, a gente traz os agricultores para parte de comercialização de produtos, a gente acompanha da produção até a venda”, destacou o trainee da Unidade de Agronegócio do Sebrae Roraima, Helmes Filho.

Helmes Filho, trainee da Unidade de Agronegócio do Sebrae Roraima