ASN RR Atualização
Compartilhe

A SEMANA É DELAS: Feira da Agricultura Familiar abre a Semana da Mulher do Sebrae/RR

Pequenos produtores participantes do projeto Hortas Periurbanas oferecem hortifrutis saudáveis direto do campo por preços acessíveis
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe

Produtos de alta qualidade por um preço acessível, direto do campo para a mesa do consumidor. Esse é um dos diferenciais da Feira da Agricultura Familiar do Sebrae Roraima, que abriu a programação especial A Semana É Delas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Neste sábado (2), no Sebrae Ataíde Teive, em Boa Vista, 16 feirantes – a maioria mulheres produtoras do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na zona rural da capital – colocaram em suas barracas uma variedade de hortifrutis, como alface, cheiro verde, couve, melancia, melão, murici e até pimentas. Havia também ovos e galinha caipira.

O grupo participa do projeto Hortas Periurbanas, que oferta capacitações, consultorias sobre gestão, além de descontos para participar do Sebraetec e de missões empresariais para conhecer novas ideias fora do Estado.

“Esses produtores recebem orientações e capacitações para o desenvolvimento da gestão dos seus negócios e agregam conhecimento de consultorias tecnologias e soluções que podem fortalecer ainda mais a produção e a comercialização dos seus seus produtos”, disse a gerente em exercício do Uagro (Unidade de Competitividade Agroambiental), Noelea Sousa.

“O projeto contempla os municípios de Boa Vista e Rorainópolis. Estamos tentando entrar em Alto Alegre e Cantá, mas vai depender da demanda de produtores, em virtude da forte seca desta temporada, e hortas que precisam ter irrigação todos os dias”, completou a analista técnica do Sebrae e gestora do projeto, Deyse Cristina.

A agricultora Ângela Maria Machado Vidal tem a ajuda da filha para produzir e vender alimentos como alface, batata doce, feijão verde, limão, melancia, melão e milho verde. Tudo feito em seu lote de 18 hectares.

“Que as pessoas venham conhecer o trabalho da Agricultura Familiar, que é muito social, família. É algo que a gente produz com amor e responsabilidade. Porque você produz e também leva saúde para as pessoas”, destacou.

A agricultora Ângela Maria Machado Vidal e sua filha.

Assim também pensa Marinalva Moraes Simões. Produtora há 21 anos, ela conta com a parceria do marido para comercializar murici, galinha caipira, ovos, flor de hibisco e até sabão caseiro feito de óleo reciclado. Na opinião dela, o apoio do Sebrae a partir de 2013 foi um “divisor de águas” em seus negócios, que foram ampliados a partir da aquisição de conhecimentos técnicos na produção.

“Nossos produtos são diretamente do campo. Tiramos pela tarde para, de manhãzinha, oferecermos fresquinhos, de boa qualidade. E não tem agrotóxico”, pontuou Marinalva.

A produtora Marinalva Moraes Simões.

Graças à mãe, o agricultor Márcio Lucas da Silva ingressou na produção agrícola há 16 anos em um lote de 1,5 hectare, onde atualmente cultiva produtos como abóbora, alface, maxixe e quiabo. Para ele, a aquisição de conhecimentos técnicos de como produzir e vender melhor os seus produtos só foi possível com a participação em projetos do Sebrae, porque seu negócio passou a ter credibilidade da clientela.

O agricultor Márcio Lucas da Silva.

“Quando começamos, não sabíamos de nada. Minha mãe diz que quando a gente não sabe algo, tem que procurar um professor que ensine a gente. E o Sebrae foi esse professor”, declarou Silva, que revela estar em fase de negociação de seus produtos com grandes supermercados e atacadistas locais.

Acompanhamento contínuo

O superintendente do Sebrae/RR, Emerson Baú, explicou que a instituição acompanha o pequeno produtor de forma planejada e contínua, com orientações técnicas, desde a etapa de produção até a fase de comercialização de seus produtos.

“Nós o apoiamos na comercialização não apenas nesta feira, mas gerando oportunidades de negociações, rodadas de negócio para que os produtores possam ser cada vez mais fortalecidos, gerando emprego, para que possam gerar renda e acreditar na sua atividade produtiva”, avaliou.

Como participar do projeto

Pequenos produtores interessados em aderir a essa iniciativa têm até o dia 15 de março para se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Uagro, localizada na sede do Sebrae-RR, no Edifício Airton Dias (Rua Governador Aquilino Mota Duarte, 1771 – São Francisco). A taxa de inscrição custa R$ 250, valor que pode ser dividido em até cinco parcelas.

Programação A Semana É Delas

A Feira de Agricultura Familiar alusiva ao Dia da Mulher segue excepcionalmente nesse domingo (3) e nos dias 9 e 10 de março, das 7h às 12h, na unidade Sebrae Ataíde Teive (Avenida General Ataíde Teive, 4690 – antigo Supermercado Acreano em frente à Farmácia do Zezinho). Em dias normais, ela é realizada aos sábados, no mesmo horário.

Para se inscrever gratuitamente nas palestras e capacitações da programação da “A Semana É Delas”, basta acessar a Loja Sebrae (rr.loja.sebrae.com.br). Os eventos serão certificados pelo Sebrae.

A programação tem como parceiros: Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), Casa da Mulher Brasileira (através da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – Setrabes), Facir, Desenvolve Roraima, Sicoob Amazônia, Sicredi, Banco da Amazônia, Caixa, Banco do Brasil, Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC) e Chame (através da Secretaria Especial da Mulher).

Confira a programação

Segunda-feira (04/03)

– 19h às 20h: Palestra “Venda mais usando o WhatsApp” – João Mendonça (Analista de Tecnologia da Informação do Sebrae/RR)

Terça-feira (05/03)

– 9h às 18h: Atendimento da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC)
– 9h às 20h: Atendimento Empresarial do Sebrae/RR
– 15h às 21h: Feira de Empreendedorismo Feminino
– 14h às 15h30: Oficina “Prepare seu negócio para o sucesso (Canvas)” – Graciela Missio (Analista de Soluções e Relacionamento do Sebrae/RR)
– 16h às 17h: Oficina “Plano de Ação para Mulheres Empreendedoras” – Gabrielle Ribeiro (Analista de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae/RR)
– 19h às 20h: Oficina “Criação de vídeos para redes sociais” – Ítallo Franco (Analista de Marketing e Comunicação do Sebrae/RR)

Quarta-feira (06/03)

– 9h às 20h: Atendimento empresarial do Sebrae/RR
– 9h às 12h e 14h às 18h: Atendimento com Canvas (por agendamento)
– 9h às 18h: Atendimento da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC)
– 10h às 11h30: Palestra “Violência Doméstica e Familiar” – Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame)
– 14h às 15h30: Palestra “Venda mais com as redes sociais” – Leirice Félix (Empresária – Agência Sou)
– 15h às 21h: Feira de Empreendedorismo Feminino
– 16h às 17h30: Palestra “Marketing Pessoal – Construindo sua imagem” – Bibiana Uchôa (Analista de Marketing e Comunicação do Sebrae/RR)
– 19h às 20h30: Palestra “Seja você influenciadora do seu negócio” – Kytiana Queiroz de Oliveira (Empresária – Clínica Multivida)

Quinta-feira (07/02)

– 9h às 18h: Atendimento da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC)
– 9h às 20h: Atendimento empresarial do Sebrae/RR
– 9h às 11h30: Palestra “Direitos Humanos das Mulheres” – Casa da Mulher Brasileira
– 9h às 12h e 14h às 18h: Atendimento com Canvas (por agendamento)
– 14h às 15h30: “Rodada de Crédito Delas” – Agentes Financeiros Sicredi
– 15h às 21h: Feira de Empreendedorismo Feminino
– 16h às 17h30: Palestra “Como encontrar o cliente por meio do atendimento” – Eliene Farias (Gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae-RR)
– 19h às 20h30: Workshop “Mulheres que inspiram” – Nil Araújo (Brechó Boutique) e Ana Cláudia Oliveira (Roraishop) com mediação de Delma Andrade (Analista de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR)

Sexta-feira (08/03)

– 9h às 20h: Atendimento empresarial do Sebrae/RR
– 9h às 12h e 14h às 18h: Atendimento com Canvas (por agendamento)
– 10h às 11h30: Palestra “Violência contra a mulher” – Defensoria Pública do Estado de Roraima
– 14h às 15h30: Palestra “Como descobrir seu potencial empreendedor – EMPRETEC” – Núbia Ribeiro (Analista de Soluções e Relacionamento do Sebrae/RR)
– 15h às 21h: Feira de Empreendedorismo Feminino
– 16h às 17h: Palestra “O poder da mulher no mundo dos negócios” – Delma Andrade (Analista de Competitividade Empresarial do Sebrae/RR)
– 19h às 20h30: Palestra “Sebrae Delas – Descubra-se!” – Glaycy Oliveira (Master Coach e Treinadora Comportamental)

-

SERVIÇO:

SEMANA É DELAS
Quando: 4 a 8 de março
Horário: 09h às 21h
Local: Sebrae Ataíde Teive (Av. General Ataíde Teive, 4690, Asa Branca – antigo Supermercado Acreano em frente à Farmácia do Zezinho).
Inscrições: Gratuitas pela loja Sebrae

FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Quando: 2, 3, 9 e 10 de março
Horário: 7h às 12h
Local: Sebrae Ataíde Teive (Av. General Ataíde Teive, 4690, Asa Branca – antigo Supermercado Acreano em frente à Farmácia do Zezinho).