
“Me senti satisfeita por ter tirado muitas dúvidas. O próximo passo é abrir o meu negócio”, declarou a produtora rural Marizelma Carvalho de Lima, que visitou o primeiro dia de programação do evento A Semana é Delas, promovido pelo Sebrae Roraima em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Moradora da Zona Rural do município do Cantá, ela está em Boa Vista para resolver assuntos pessoais. Ao passar em frente ao Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência, onde ocorre a ação, ela o Ônibus do Sebrae e resolveu buscar por atendimento. Ela produz licor com frutas que colhe do próprio terreno como acerola, jabuticaba, abacaxi e outras.
“Há cerca de um ano trabalho com a venda de licor, mas nada formal. Conversei com o pessoal do atendimento e descobri que posso me formalizar mesmo que meu negócio seja pequeno e assim pretendo fazer para estar preparada quando meu empreendimento crescer”, acrescentou.
O diretor técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo, destacou que o papel da Instituição é justamente chegar em diversos pontos da cidade e alcançar mais os empreendedores da região.
“O Sebrae é uma instituição que tem a missão de chegar na ponta com relação às ações empreendedoras. Buscamos oferecer o que há de melhor em consultoria e informação para todas as mulheres que fazem a gestão dos seus negócios”, disse.
Quem também esteve presente no primeiro dia de evento foi o diretor de administração e finanças Almir Sá. Ele reforçou a importância de as mulheres sempre estarem atentas às chances de criar um negócio.
“Hoje o mundo é movido por segundos, então meu recado é que as empreendedoras olhem à sua volta porque tudo está correndo muito rápido. E o Sebrae tem equipe capacitada para atender esse público”, pontuou.

O evento conta com a parceria do Governo de Roraima por meio da Setrabes que administra o espaço da ação. A secretária-adjunta da pasta, Isadora Braga, frisou a importância desta parceria.
“A parceria entre o Governo do Estado, através da Setrabes, e o Sebrae, é de suma importância para o empoderamento econômico, principalmente para as mulheres que em sua grande maioria são provedoras de seus lares. Na falta de oportunidade de colocação no mercado de trabalho, o empreendedorismo se torna uma grande opção para geração de renda e autonomia financeira”, completou. A programação segue até sexta-feira (10) com atendimentos do Sebrae, orientações da CAIXA e da Desenvolve-RR, além de palestras, sempre das 8h.
Para a analista do Sebrae Glicéria Mota, a programação é uma amostra de tudo que o Sebrae oferta para os empreendedores na Agência Sebrae de Atendimento, mas com o diferencial de atenção focada para as mulheres.
“A programação de atendimento desta semana é para atender a demanda das empreendedoras, além de conscientizá-las das oportunidades de ter um negócio formalizado, com o apoio do Sebrae para planejar e gerir sua empresa, se mantendo no mercado de forma competitiva e diferenciada. Nós mulheres precisamos conciliar a jornada múltipla de trabalho, com capacidade de adaptação, resiliência e muita criatividade, e, quando temos auxílio do serviço especializado que o Sebrae oferta, é mis fácil se tornar uma empreendedora de sucesso. Convidamos todas para nos prestigiarem até sexta.”, reforçou a analista.
