No segundo dia de programação do Workshop de Compliance, encerrado na quinta-feira, 20 de abril, a programação foi voltada aos Conselheiros e Diretoria do Sebrae Roraima.
O evento, realizado pela Unidade de Integridade Corporativa (UIC), em conjunto com a gestora das Certificações ISO do Sebrae/RR, falou sobre os pilares para implementação do Compliance e destacou a participação, em todas as fases, da alta administração no processo de implantação.
“O objetivo é trazer o entendimento do que é o compliance, firmar o comprometimento de implementação e fazer levantamentos estratégicos”, acrescentou a gestora das Certificações ISO, Raquel Carvalho.
Na quarta, 19 de abril, o workshop foi realizado para Gerentes, Assessores, Coordenadores e Analistas do Sebrae. Em complemento à programação, e para dar mais sustentação aos conceitos operacionais do compliance, foi repassada a Metodologia de Gestão de Risco, que mostrou aspectos de como mapear os riscos de compliance.
Os repasses da metodologia foram ministrados pela auditora líder em normas ISO’s de Compliance, Danila Duarte. Além de especialista em Auditoria e Controladoria a Entidades do Terceiro Setor, tem formação em Compliance Comportamental e é autora do Livro Guia Prático do Consultor de Compliance.
Participação de Conselheiros e a Diretoria
Entre os presentes nesta quinta, esteve o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/RR, Sílvio de Carvalho. Ele destacou a importância de executar o compliance na Instituição, pois traz transparência nos seus atos e que envolver todo corpo funcional trará mais credibilidade e força na sua implementação, sempre apoiado pela alta administração.
O compromisso está alinhado à transparência, que está alinhada à segurança. Então, digo que a nossa responsabilidade, como conselheiros, é muito alta e sabemos disso. Por isso, devemos sempre prezar pela qualidade, ética e compromisso. E isso inicia com momentos como este.
A vice-presidente do Conselho, Izabel Itikawa, pontuou que o compliance tende a trazer diversos benefícios para o Sebrae e, consequentemente, para o público.
“Todos temos que pensar voltados a uma diretriz que o compliance nos direciona. É importante estarmos todos em sintonia para termos ótimos resultados”, citou.
Foi unânime entre os conselheiros que participaram do evento, o consenso da importância dessa iniciativa do Sebrae do Roraima, de abordar esta temática tão importante e fundamental.
“Mostra a preocupação do Sebrae em relação a compliance, integridade, ética e que, de fato, deseja colocar isso para funcionar. Não é apenas algo que vai ficar somente no papel e isso torna Roraima uma referência nacional”, comentou o economista da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima (Seplan), Fábio Martinez.
“Esse momento foi muito importante para todos nós porque conseguimos discutir as políticas de compliance do Sebrae e isso serve para municiar o Conselho Estadual para melhores tomadas de decisões e, principalmente, para que tenhamos acesso às melhores práticas que têm sido realizadas na Instituição”, disse o superintendente regional do Banco do Brasil, Thalles Tavares.
O QUE É ‘COMPLIANCE’?
Para entender melhor, Compliance é um termo usado para definir o conjunto de disciplinas executada pela Instituição com objetivo de cumprir normas legais e regulamentares, além de políticas e diretrizes definidas para as atividades da empresa ou instituição.
A ideia, com o Compliance¸ é evitar, detectar e tratar quaisquer inconformidades que possam ocorrer no ambiente de trabalho.