A falta de controle financeiro gera uma série de problemas na vida de qualquer pessoa, ainda mais se está empreendendo, como a dificuldade ao crédito e até a falência do negócio. Para ajudar neste tema, o Sebrae/RR promoveu nos dias 6 e 7 de novembro o Realiza Sebrae, voltado para capacitar o público para lidar com as dívidas de forma assertiva, ou melhor, saber como evitá-las.
No primeiro dia, os participantes ouviram direto das instituições financeiras parceiras qual o é necessário para o acesso ao crédito e o que dificulta esse processo, além de orientação sobre a gestão financeiras e o que fazer quando se encontrar inadimplente. Sicredi, Sicood, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal foram os facilitadores da noite.
A gestora do programa Mais Finanças, Fernanda Baena, pontuo a carência das empresas quanto o assunto e contou que o Sebrae atua com o FAMP (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas) para auxiliar os empreendedores na busca pelo crédito junto aos Bancos e Cooperativas.
“Muitas empresas estão com dificuldades financeiras, parcelamentos em atraso, e buscamos trazer essa alternativa para contribuir com uma solução para elas. O Sebrae também disponibiliza o nome dele como garantia, porque muitas vezes o empresário tem dificuldade de conseguir crédito porque não têm uma garantia real, casa, terreno, imóvel e a instituição entra com o nome para que esse empresário possa conseguir o capital” explicou Baena.
Essa parceira tem dado certo, na perspectiva do gerente do Sicoob, Matteus Oliveira. Conforme pontuou, em Roraima não há inadimplência junto ao FAMP, pois o Sebrae desenvolve um acompanhamento com o empreendedor de pré e pós crédito para evitar que se endivide e prejudique o desenvolvimento da empresa.
“Trouxemos a educação financeira para que sabiam o que deveriam ter feito antes de tomar o crédito e ficar inadimplentes, para depois tratarmos da forma correta como isso vai ser repactuado. O Sicoob tem uma parceira forte com o Sebrae, vamos até lançar uma linha de crédito especial em breve, e hoje a cooperativa tem zero inadimplência junto ao FAMP e ao Sebrae. E isso mostra que estamos fomentando o comércio de forma saudável” esclareceu Matteus.
Em busca desse passo a passo do que fazer para evitar dividas e cuidar da saúde financeira da empresa que Emily Cordeiro e o marido Cristhian Cordeiro resolveram participar do Realiza. Eles saíram do Mato Grosso há cerca de um ano para empreender com Energia Solar em Roraima. Anteriormente tinham uma empresa com outros sócios no Estado de onde vinheram, mas agora se aventuram no mundo do empreendedorismo em dupla há três meses.
“A gente quer aprender pra não cometer os erros que poderiam ser evitados. A maior dificuldade é separar a Pessoa Jurídica da Física, então primeiramente vamos fazer divisão e tirar o pró-labore e também a questão de saber qual é o a instituição melhor pra gente conseguir pegar o crédito, porque como foi falado há várias oportunidades, principalmente da internet” contou Emily.
Com uma empresa de cerimonial e assessoria de eventos, Emanuele Pasqualatto, busca ampliar o negócio e não quer dar um passo errado: “Quero organizar, estruturar mais a minha empresa, tenho muitas ideias pra 2024, implementar novos projetos, e pra isso preciso como todos os nossos palestrantes falaram, de o planejamento financeiro, ter essa visão de futuro”, enfatizou.
No segundo dia, anotar as despesas, verificar ganhos, analisar custos, precificar corretamente, além do que fazer quando se deparar com as dívidas foram os assuntos abordados pelo facilitador, Muriel Rosseti, Gerente de negócios do Sicredi e Especialista em Gestão Financeira.
“Apresentamos ferramentas pra calcular a capacidade de pagamento, porque uma renegociação só consegue ser bem sucedida se o empresário souber quanto que ele pode pagar. Vamos levar isso até uma proposta prática de simulação pra que eles vejam o que estão devendo, organizar esse endividamento, verificar aonde está a inadimplência e o que é mais urgente pra ser resolvido e levar ali pra instituição no qual eles tão endividados” explicou Muriel
Cerca de 20 empreendedores participaram da Oficina De Renegociação de Dívidas que marcou o encerramento do Realiza Sebrae, na terça-feira, dia 7.