ASN RR
Compartilhe

Encontro Coletivo do ALI explora soluções para aumentar a produtividade das empresas

Dominar os Indicadores de Desempenho e realização da Prototipagem podem aumentar o lucro e reduzir custos.
Por Sebrae/RR
ASN RR
Compartilhe
Dominar os Indicadores de Desempenho e realização da Prototipagem podem aumentar o lucro e reduzir custos.

No cenário atual de mercado, que exige inovações constantes e exalta a excelência empresarial, adotar estratégias de gestão e inovação tornou-se indispensável. Foi com esse intuito, que o Sebrae RR realizou o Encontro Coletivo ALI Produtividade para auxiliar os empresários no processo de desenvolver seus negócios com excelência. Para abrir o evento, foram inspirados por histórias de sucesso que passaram pelo ALI Produtividade.

Os empreendedores participaram de dois momentos de qualificação com foco em Indicadores de Desempenho e Criação de Protótipos Inovadores na noite de quarta-feira, dia 27, na Sala Serra da Lua, Sebrae Airton Dias. Os diretores, Superintendente Emerson Baú, Técnico Doan Rabelo e Administrativo e Financeiro Almir Sá, estiveram presentes e encorajaram os participantes a serem criativos e ousados em seus negócios.

“Vamos defender a Inovação na Região Norte. O mundo empreendedor é competitivo e o Sebrae/RR está de portas abertas para auxiliar vocês nesse caminho. A gente precisa saber inovar, sair da nossa zona de conforto e atuar” desafiou aos participantes o Superintendente.

-

Um dos Cases de Sucesso da noite, foi o de Arthur Buss, que em pouco mais de um ano no empreendedorismo trouxe a franquia Mais Um Café para Roraima e já está em sua terceira loja na cidade e com a visão de ampliar o negócio.

“Tínhamos dificuldade com o estoque, em não saber o que realmente saía e perdíamos muito produto. O ALI veio mesmo para aumentar a produtividade e organização dentro da empresa. Com isso, a gente conseguiu ter controle melhor das operações e se organizar para que as coisas aconteçam. A ideia é dominar Boa Vista e expandir para Manaus também” contou Arthur.

Após cinco anos da criação da empresa de telecomunicações, Sow, Emerson Brito, buscou se reinventar com o Ali Produtividade, “a gente desenvolveu um novo serviço e apresentamos para outras empresas. O ALI possibilitou entender o nosso produto e encontrar as pessoas que precisam dele”.

Cases de sucesso Emerson e Arthur junto dos consultores Jorge e Nívea.

Conduzidos pelos consultores Jorge Lino e Nívea Gracielle, os empresários foram orientados sobre a necessidade de identificação dos indicadores e a utilização da prototipagem, que nada mais é do que testar para saber a aplicabilidade para o negócio. “As empresas testam o tempo todo e não sabem. É buscar no cliente se aquela solução é adequada ou não e quais os ajustes necessários. Se não tiver aplicabilidade, não tem resultado” reforçou Nívea.

Lino afirmou que os indicadores são direção para as mudanças: “É mergulhando nesse cenário, olhando os números, identificando o indicador que precisa melhorar para o desenvolvimento do negócio que eles vão conseguir tomar decisões mais guiadas para o aprimoramento da empresa”.

Durantes os encontros individuais dos Agentes Locais de Inovação (ALI), eles realizam um diagnóstico do empreendimento e junto com o empresário pensam soluções para os pontos de melhoria identificados nesse processo e dão o protagonismo da resolução para o empreendedor, em busca disso, a empresária Gianara Coelho, saiu inspirada do Encontro.

“Uma empresa não sobrevive sem estar buscando inovação. A minha expectativa é tornar a Sativa uma marca da visibilidade da região e fazer com que as pessoas entendam a importância dos cheiros para vida, ambiente e marketing olfativo” compartilhou.

O Programa ALI Produtividade do Sebrae continua a ser uma ferramenta poderosa para empresas que buscam aprimorar sua eficiência, produtividade e lucratividade, são evidências de como a orientação correta pode desencadear uma transformação notável no mundo dos negócios.