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Empreendedores aprendem a fidelizar clientes para boas vendas

A palestra sobre Gestão de Vendas lotou o auditório da sede do Sebrae/RR na terça-feira, dia 19.
Por Sebrae/RR
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Mais de 60 empresários e colaboradores participaram da palestra ministrada na sede do Sebrae Roraima.

Mais de 60 pessoas, entre empresários e colaboradores atendidos pelo programa ALI Produtividade, aprenderam técnicas e ferramentas para uma Gestão de Vendas assertiva, durante a palestra realizada nesta terça-feira, dia 19, no auditório da sede do Sebrae/RR.

Realizar um planejamento de vendas utilizando ferramentas como o CRM, que armazena informações de clientes atuais e potenciais, funil de vendas, e ouvindo o feedback de quem consome os produtos e serviços da empresa são medidas que fortalecem a gestão assertiva de vendas. Tudo pensado em fidelizar o cliente, a venda é uma consequência desse relacionamento bem estabelecido orientou o facilitador José Marassato.

Quando você fideliza o cliente, você assegura a venda, às vezes ela não é feita no ato do primeiro contato, mas esse mesmo cliente, quando precisar de um determinado produto ou serviço, a empresa que o cativou e fidelizou vai ser a primeira opção dele afirmou José.

Investir na experiência do cliente ao entrar na loja são estratégias importantes para dar referência ao negócio, como evidenciar as cores da marca, proporcionar uma iluminação adequada ao ambiente, além do sensorial como cheiro característico e músicas.

Iniciando a sua caminhada no empreendedorismo, Ana Santos, tem uma loja de acessórios há pouco mais de dois anos, e buscou na palestra também um momento de networking e renovação de informação. Na palestra ela conheceu a inovação da ferramenta CRM e se encantou.

Esse momento de interação e conhecimento é muito importante pra gente firmar as coisas que a gente acredita e sabe, afirmou ela.

Muitos vendedores estiveram presentes no evento, e um ponto importante levantado pelo facilitador foi a importância da valorização desse profissional, pois é ele quem é o canal de fidelização do cliente, quem tem o primeiro contato e pode garantir um relacionamento duradouro entre o consumidor e a empresa.

Alan Richard, tem 20 anos e trabalha em uma loja de artigos militares como vendedor. Um ponto que chamou a atenção do jovem foi a construção de um relacionamento com o cliente fazendo ele se sentir importante com coisas simples, como uma mensagem de aniversário.

A maioria das coisas a gente já aplica, mas como foi dito aqui o óbvio precisa ser dito, então vamos reforçar essas estratégias na empresa, disse o vendedor

A ação foi promovida pela Unidade de Competitividade Empresarial em parceria o Programa ALI Produtividade e buscou suprir os apontamentos realizados durante os encontros dos Agentes de Inovação nas empresas atendidas.