ASN RR Atualização
Compartilhe

Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) transforma a educação em Roraima

Educação Empreendedora é aplicada em todos os municípios do estado.
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Alunos da Escola Municipal Balduino Wottrich em evento realizado pela Educação Empreendedora.

Nos últimos anos, Roraima tem experimentado uma verdadeira revolução na educação, graças ao Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), desenvolvido pelo Sebrae. Completando uma década de atuação em 2023, o PNEE dissemina a cultura do empreendedorismo e transforma-se em uma poderosa ferramenta de desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais para a construção de um projeto de vida sólido.

O PNEE, desenvolvido pelo Sebrae em todo o Brasil, tem como objetivo principal mostrar que o empreendedorismo vai além da mera intenção de abrir um negócio próprio. Ele é uma mentalidade, um conjunto de habilidades e uma atitude que pode ser aplicado em diversos aspectos da vida, desde a carreira acadêmica até o mercado de trabalho. Em Roraima, essa mensagem tem sido amplamente difundida, beneficiando milhares de estudantes e professores em todo o estado.

Ao longo de seu desenvolver, o programa PNEE já impactou um média de 10.300 professores e 51.200 alunos. Só no ano de 2022, o programa atendeu mais de 16 mil alunos de escolas públicas e capacitou mais de 2 mil professores nos 15 municípios do estado. Em 2023, esses números já impressionam, com 8.700 alunos e 3.200 professores participando das atividades divididas nos 15 municípios de Roraima.

Metodologias que transformam

Graciela Missio, coordenadora da educação empreendedora, destaca as metodologias utilizadas pelo programa: “Hoje a gente desenvolve a metodologia do JEPP, que é Jovem Empreendedor Primeiros Passos. Com algumas escolas, desenvolvemos o caderno de empreendedorismo do Jovem Empreendedor e oficinas voltadas também para o ensino médio. São metodologias, feiras, trilhas de empreendedorismo, e imersão para o ensino superior.

Alunos da Escola Estadual Buriti são incentivados a desenvolver habilidades empreendedoras, em ação realizada pela Educação Empreendedora.

Nesse sentido, as capacitações com os professores são fundamentais, já que atuamos fortemente em formação voltada para temáticas de educação empreendedora na jornada pedagógica”. Destaca que “sensibilizar e capacitar os professores no empreendedorismo, gera a longo prazo o desenvolver de uma cultura empreendedora nas escolas, e passa a ser uma abordagem de atuação em sala de aula, com os alunos, o empreendedorismo como uma opção de carreira e uma força impulsionará a economia.

“Temos também um projeto que começou recentemente e tem trazido excelentes resultados, que é o ALI – Educação Empreendedora. Um projeto de acompanhamento nas escolas, que acompanha os gestores e professores ajudando a inovar e a empreender, trazendo empreendedores mais perto e incentivando a inovação continua. Hoje, várias escolas já têm a feira empreendedora implementada no calendário escolar, trabalhando com os gestores, coordenadores e grupos de professores para trazer inovação para dentro da sala de aula” declarou.

Inovação e Inclusão com o ALI

Anelissa Palmeira, bolsista do ALI Educação Empreendedora, destaca o papel do Agente Local de Inovação na transformação da educação em Roraima: “O ALI na área de educação empreendedora desempenha um papel crucial ao apoiar escolas em Roraima na implementação de práticas educacionais inovadoras. Isso envolve a sugestão de metodologias de ensino mais dinâmicas e o uso de tecnologia para melhorar o aprendizado, incluindo áreas que não possuem acesso à internet, buscando soluções criativas para proporcionar inclusão digital”.

Ação foi voltada para os ALIs da Educação Empreendedora.

Além disso, Anelissa enfatiza que o ALI promove uma mentalidade empreendedora entre estudantes, professores e a comunidade escolar.

“Auxilia na criação de estratégias que incentivam os estudantes a identificar oportunidades, a pensar de forma criativa e a desenvolver habilidades empreendedoras que são valiosas tanto no mundo acadêmico quanto no mercado de trabalho” ressaltou.

Um dos aspectos notáveis da atuação do ALI em Roraima é sua capacidade de adaptar estratégias de educação empreendedora à realidade local, levando em consideração as características específicas de cada escola, seja rural ou urbana, nos anos iniciais ou no ensino médio.

Impacto positivo e futuro promissor

O ALI da educação empreendedora continuará acompanhando de perto as escolas, fortalecendo ainda mais a cultura empreendedora dentro do sistema educacional, para que os alunos possam levar consigo habilidades valiosas, independentemente de sua futura carreira.

Em um mundo em constante transformação, a Educação Empreendedora em Roraima está se tornando um guia para a formação de cidadãos preparados, inovadores e prontos para enfrentar os desafios que o futuro reserva. O programa continuará sua atuação cada vez mais fortalecida, com apoio de parceiros, na busca de estimular o espírito empreendedor: Incentivar as crianças e os jovens a desenvolverem uma mentalidade empreendedora, a capacidade de identificar oportunidades, inovar, resolver problemas e tomar iniciativa.

O Sebrae Roraima, por meio do PNEE e do ALI, está deixando um legado de educação transformadora que impactará positivamente a sociedade local, o estado de Roraima e o país como um todo.