
Na noite desta terça-feira (12), o Sebrae/RR realizou o encerramento do Seminário Empretec Delas, que reuniu facilitadores e as novas empretecas de 2023, que concluíram a imersão e passaram pelo período de 21 dias de prática. Realizado há mais de 20 anos, esta foi a primeira edição destinada apenas para o público feminino.
Ao todo, 26 mulheres empreendedoras vivenciaram e aprenderam sobre as dez características de sucesso que o empreendedor deve ter. O objetivo é desenvolver uma mentalidade comum aos empreendedores de todas as partes do mundo, ajudando a promover o sucesso e prevenindo a mortalidade dos empreendimentos.
Temos um projeto chamado “Empreendedorismo Feminino” e esta edição foi destinada justamente as mulheres, que são as que mais empreendem no estado. É com muita satisfação que o Sebrae Roraima acompanha o crescimento dessas empreendedoras, que contribuem cada vez mais para a economia local e do nosso país, destacou Núbia Ribeiro, gestora estadual do Empretec.
E essa mudança foi vista pela empreendedora Eduarda Albuquerque, que, junto com a família, administra um restaurante há mais de 40 anos. Eduarda destaca que tinha em mente que empreender era apenas abrir um negócio sem muito planejamento e organização, mas com o Empretec, isso mudou radicalmente.
Depois do Empretec muita coisa mudou, principalmente comigo mesma. Aprendi diversas palavras e ações sobre o comportamento e observei onde eu precisava melhorar e, consequentemente, mudar também a minha empresa. Isso tudo se transformou e, hoje, eu posso ver melhoras, além das metas que estou conseguindo alcançar. Hoje, me sinto em paz e realizada com meu negócio, ressaltou Eduarda.
Assim como Eduarda, Joyce Penelope, também teve um ótimo resultado. Sempre com curiosidade e determinação para empreender, resolveu abrir uma loja de roupas, mas que, por falta de conhecimento e organização, acabou tendo que fechar as portas.
Com apenas seis meses eu tive que encerrar a loja. Eu trabalhava em um lugar e dava pouca atenção para o meu negócio. Nada fluía, vendia pouco e ficou impossível manter. Então, decidi fechar, mas não desisti, explica.
Foi quando Joyce fez o Empretec. A partir daí, tudo ganhou novos rumos.
“Eu recebi uma proposta de sociedade para abrir uma franquia aqui em Boa Vista. O Empretec expandiu minha mente e, hoje, tenho certeza que vou conseguir administrar a empresa de uma forma mais justa, com metas e muita organização. Costumo dizer que o Empretec nunca acaba. A gente coloca todo o conhecimento em prática para conseguir crescer cada vez mais” destaca a Empreteca.
Proprietária de uma loja de suplementos, a empreteca Eveliyn Melo sempre teve o sonho de expandir o negócio que abriu há dois anos com o marido. Ela explica que raramente estava na empresa, justamente por conta das funções de um outro trabalho, mas resolveu mudar essa realidade.

Há três meses, se reaproximou do negócio e quis investir em conhecimento e empreendedorismo. Foi quando decidiu fazer o Empretec. “Pouco tempo depois de sair da empresa veio o Empretec e era justamente o que eu precisava no momento”, afirma Eveliyn.
Eveliyn viu diferença na forma de se comportar dentro do próprio negócio. Antes, as metas eram umas, agora, ganharam um outro significado.
“A gente acha que meta é ser rica, comprar algo e etc. Mas isso são sonhos. As metas devem ser traçadas e ter prazos, períodos e ações. Hoje está mais claro que devo anotar, planejar para possivelmente alcançar. Sou uma outra pessoa após o Empretec” destacou Eveliyn.
Durante o Seminário elas puderam compartilhar suas mudanças e expectativas para o futuro durante uma roda de conversa com as facilitadoras do Empretec Delas.
O Seminário Empretec é uma metodologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que é promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Oferece um programa intensivo focado no desenvolvimento das habilidades comportamentais, que visa melhorar o desempenho empresarial, garantir uma maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos.
