
Um bom atendimento é a alma do negócio e fideliza o cliente. Saber dominar essas habilidades é essencial para quem trabalha com o público, por isso, o Sebrae/RR possibilitou um momento de orientação sobre o assunto para mais de 40 trabalhadores e empresários dos segmentos alimentícios, automotivo e gráfico, na terça-feira, dia 13.
Abordagem, acolhimento, resolução e encerramento, essas são as etapas que se passam para realizar o atendimento. Quando há alguma falha nesse processo, pode se gerar um resultado negativo junto ao cliente. Formada em secretariado executivo, gestão de recursos humanos e especialista em liderança e coach, a facilitadora Sérgia Almeida levou os participantes a analisarem onde buscar melhoria.
Aquela máxima de que a primeira impressão é a que fica existe e funciona. Um atendimento de qualidade traz um retorno muito positivo à empresa. Se o colaborador que presta um serviço atencioso, fideliza o cliente, consequentemente passa a ser referência na prestação de serviços, gera uma propaganda boca a boca, e vai derrubando as barreiras do atendimento e dando retorno financeiro a empresa, enfatizou a facilitadora.
Desmistificar o atendimento ruim ao público consolida negócios mais fortes. O Sebrae/RR trabalha para gerar resultados mais positivos no mercado roraimense, e iniciativas como essa fortalecem isso, pontuou a analista técnica da Unidade de Atendimento ao Cliente, Adlany Oliveira.
A demanda surgiu deles em busca de atendimento de qualidade pra o cliente que tá adentrando ali a loja, o estabelecimento e o Sebrae está aqui pra apoiar oferecendo capacitação e levar o nosso propósito de melhorar a nossa economia, os nossos negócios, as pequenas empresas, explicou Adlany.
A operadora de caixa, Erenice Silva, trabalha com atendimento ao público há mais de 20 anos e acredita que é possível ter paciência, ouvir, e atender a necessidade do cliente com empatia.
Eu procuro sempre atender o cliente bem pra que ele saia satisfeito, mas vejo com a minha experiência que é preciso melhorar para que a gente tenha um bom resultado. Eu creio que o curso vai ajudar muito quem ainda não tem essas habilidades, pontuou Erenice.
Há 14 anos no mercado de comunicação visual, a empresária Eline Ribeiro entende a necessidade de buscar qualificação para melhoria do serviço a seus clientes. Por isso, levou a sua equipe de colaboradores para participarem juntos do momento de aprendizado coletivo.
Essa é uma iniciativa muito boa pra ajudar as empresas e estamos aqui para melhorar o atendimento e buscar ficar mais engajado dentro do mercado. No meu ramo é difícil entender o que o cliente quer, como ele quer. O nosso ramo é comunicação. Quando você não entende o que o cliente quer, ele já sai estressado, compartilhou a empresária.
Habilidades de esculta, postura no trabalho e etapas do atendimento ao público foram alguns dos assuntos abordados durante o evento que foi realizado de forma gratuita para as empresas do setor industrial atendidas pela Unidade de Competitividade.
