
Na manhã desta segunda-feira (28), na sala de reuniões do CDE na Sede Administrativa do Sebrae/RR, foi realizada uma reunião sobre a importância da parceria entre o Sebrae/RR e a Controladoria-Geral da União (CGU). O encontro buscou enfatizar o alinhamento da instituição com as melhores práticas de governança, além de apresentar recentes mudanças, incluindo a integração do novo auditor, Jefferson Silva.
A reunião contou com a presença de analistas, gerentes e assessores, entre eles: Emerson Baú, superintendente Sebrae/RR; Alessandre Pinagé, superintendente CGU; Ordilei Rocha Pereira, superintendente substituto da CGU; Mari Oliveira, gerente UIC; Jefferson Silva, auditor da UAUDIN; Paulo Tinôco, analista técnico; Elissandra Costa, gerente UPPDT; Rubens Leal, conselho fiscal; e Vera Azevedo, do gabinete CDE.
Em sua fala, Emerson Báu, ressaltou a importância da presença dos membros da CGU na reunião e destacou os esforços do Sebrae para se tornar uma instituição de referência no processo de transparência, legalidade e integridade.
“Desse forma, aproveitamos a oportunidade para convidar a CGU a participar de dois eventos planejados: o Encontro Compliance do Sistemas S e o lançamento do aplicativo Gov Fácil, marcado para o próximo dia 12 de setembro” disse.
Mari Oliveira, gerente da Unidade de Integridade Corporativa (UIC), compartilhou os avanços na estrutura do Sebrae/RR. Ela enfatizou a recente mudanca do organograma do Sebrae/RR, passando a auditoria interna para o Conselho Deliberativo Estadual, explicando como a unidade evoluiu para se tornar um componente integral na governança da instituição. “Estamos caminhando nessa mudança de perspectiva da auditoria, onde a abordagem está evoluindo para ser mais proativa e colaborativa”, pontuou.
O novo auditor do Sebrae/RR, Jefferson Silva, expressou sua visão sobre o papel da auditoria na instituição. Ele destacou o desejo de contribuir para a gestão eficaz da organização e ressaltou a importância de abandonar as abordagens ultrapassadas para a auditoria.
“Durante esse novo processo, podemos inclusive mencionar a aplicação de inteligência artificial como uma ferramenta valiosa para melhorar a eficiência do trabalho da equipe” afirmou.
Alessandre Pinagé, superintendente da CGU, trouxe uma perspectiva abrangente sobre as mudanças na atuação da CGU ao longo dos anos. Ele elogiou a iniciativa do Sebrae em enfocar a integridade e destacou a transformação da CGU em uma orientadora, focada em colaboração e prevenção.
“Importante esse encontro onde esforçamos o valor de trabalhar de perto com as instituições, melhorando a eficácia das políticas de integridade”ressaltou.
A reunião estratégica demonstrou a busca contínua do Sebrae/RR por excelência em governança, transparência e integridade. A parceria com a CGU e a introdução de práticas inovadoras, como a incorporação da inteligência artificial, refletem um compromisso conjunto em promover a eficiência e a responsabilidade nas operações, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas em Roraima.
-
