
Em um cenário marcado por desafios e empreendedorismo, a história do arquiteto Igor Rafael, proprietário da ARKTE Estúdio de Criação, é um testemunho vivo de como a busca pela excelência e a orientação certa podem resultar em uma transformação significativa nos negócios.
Como um dos primeiros da turma de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima, Igor sempre esteve imerso na atmosfera da construção civil, influenciado pelo legado de seu pai, um engenheiro eletricista. A paixão pela criação e pela arquitetura o levaram a abrir seu próprio escritório após concluir seus estudos.
Iniciou sua jornada profissional em sociedade por volta de 2017, mas após a saída da sócia em 2020, enfrentou os desafios de administrar um negócio. Ele se viu sozinho no comando do escritório, lidando com responsabilidades que iam desde a criação e gestão de projetos até a administração financeira e supervisão de obras.
Apesar de ser determinado e ter as habilidades técnicas, me deparei com dificuldades em equilibrar todas essas tarefas, o que começou a afetar negativamente a produtividade e o sucesso da empresa relembrou.
Foi nesse ponto crítico que o empreendedor teve seu primeiro encontro com o Programa ALI Produtividade do Sebrae/RR. Através da recomendação de um conhecido, ele embarcou em uma jornada de transformação empresarial que redefiniu sua abordagem e perspectiva nos negócios.
O Programa ALI (Agente Local de Inovação) é uma iniciativa do Sebrae que visa apoiar microempresas e empresas de pequeno porte a identificar oportunidades de melhoria e a implementar ações concretas para impulsionar a produtividade e a eficiência.
Com o acompanhamento do ALI, Igor viu sua empresa passar por mudanças significativas. Ele reconheceu a necessidade de uma abordagem mais estruturada para a gestão de projetos e obras, além de uma reorganização completa de suas prioridades.
Antes do ALI, confesso que frequentemente eu deixava a organização para a última hora, resultando em prazos perdidos e projetos menos lucrativos. O acompanhamento do programa me ajudou a adotar uma nova postura, focada na otimização de prazos e na entrega de projetos de alta qualidade ressaltou.
Sylvio Jayro Oliveira, o ALI bolsista do Sebrae/RR, explica que a gestão mais eficiente dos projetos resultou em prazos de entrega mais curtos, maior produtividade e, consequentemente, ganhos financeiros mais expressivos.
O Igor relatou problemas nos processos da empresa. Como protótipo, foi feito o Canvas para verificar 4 áreas pilares da empresa. Partindo disso, planejamos ações visando melhoras na gestão financeira como discriminação de custos, fluxo de caixa, DRE, RH, descrição de funções e rotina, operacional, reestruturação de ferramenta de gestão de projetos e criação de indicadores referentes a esse projeto citou.

Olhando para o futuro, a ARKTE enxerga um horizonte promissor, graças à sua parceria com o Sebrae e a transformação que o Programa ALI Produtividade proporcionou para a empresa. Igor ressaltou a importância de sair da zona de conforto, buscar orientação especializada e estar disposto a adotar mudanças em prol do crescimento empresarial.
O Programa ALI Produtividade do Sebrae continua a ser uma ferramenta poderosa para empresas que buscam aprimorar sua eficiência, produtividade e lucratividade, são evidências de como a orientação correta pode desencadear uma transformação notável no mundo dos negócios.
