ASN RR Atualização
Compartilhe

Sebrae participou de encontro informativo sobre empreendedorismo para mulheres refugiadas e migrantes

A ação aconteceu em parceria com a ONU Mulheres e a Desenvolve Roraima, nesta terça-feira (18).
Por Sebrae/RR
ASN RR Atualização
Compartilhe
Sebrae e ONU Mulheres promovem tarde informativa sobre empreendedorismo e acesso ao crédito para mulheres trans e travestis refugiadas e imigrantes em Roraima.

Mulheres refugiadas e imigrantes costumam ter mais dificuldades para acessarem oportunidades igualitárias de trabalho e de renda. Pensando nisso, o Sebrae convidou a Desenvolve Roraima para juntos, proporcionarem uma tarde informativa para mulheres trans e travestis atendidas pela ONU Mulheres, sobre empreendedorismo e acesso ao crédito.

Aproximadamente 30 mulheres se reuniram no auditório da Plataforma 8, entre cabeleireiras, coreógrafas e artesãs para conhecerem os requisitos e condições para acessar recursos públicos a fim de financiar seus projetos existentes, expandir ou iniciar seus empreendimentos.

Quando instituições como o Sebrae, a Desenvolve/RR e a ONU Mulheres atuam nessa rede de apoio, é possível que essas mulheres superem esses obstáculos de forma mais rápida e menos burocrática.

A tarde iniciou com uma orientação sobre formalização do MEI, suas vantagens e obrigações. Glicéria Lopes, analista técnica do Sebrae/RR, comandou a palestra e enfatizou a importância da instituição em realizar ações como esta.

Por meio do fomento ao empreendedorismo o Sebrae cumpre o papel de contribuir com o desenvolvimento econômico, além de promover a inclusão social. Hoje orientamos essas mulheres para que amanhã elas possam seguir de forma mais independente e prosperarem em suas áreas de atuação. A formalização do MEI proporciona essa liberdade financeira, afirmou.

Com base nesse cenário e visando fortalecer também o setor cultural como forma de empoderamento econômico para mulheres refugiadas e migrantes, a ONU Mulheres, por meio do Programa Conjunto Moverse, planejou de maneira colaborativa estratégias conjuntas com instituições em Roraima, como o Sebrae e a Desenvolve Roraima.

A parceria estratégica também busca impulsionar o desenvolvimento econômico de mulheres refugiadas e migrantes.

Mgleide Carneiro, diretor de crédito da Desenvolve/RR, parabenizou as instituições por contribuírem para o desenvolvimento econômico local através de ações que buscam promover o conhecimento financeiro.

A ONU Mulheres e o Sebrae nos convidaram para esse momento de suma importância, e com isso nos aproximamos desse público que carece de informação. Vamos apresentar o programa Potencializando Mulheres e mostrar as melhores formas de acessar o crédito, para que elas possam ter consciência na hora de buscar esse recurso inclusivo, na medida certa, explicou.

“Uma atividade como essa é de extrema importância porque apoia as mulheres a desenvolverem recursos e suas capacidades para acessarem novas oportunidades. Apresentar para elas que são sujeitos com direitos, e que podem acessar recursos bancários e serviços públicos, até acessarem o emprego e serem empreendedoras”, descreveu Mariana Cursino, especialista em transversalização de gênero da ONU Mulheres.

A ação é fruto das tratativas entre o Sebrae/RR e a ONU Mulheres, por meio do programa Moverse, implementado conjuntamente com UNFPA e ACNUR. O programa busca apoiar ações voltadas para a empregabilidade e o empreendedorismo entre as mulheres refugiadas e migrantes, fortalecendo a participação econômica e promovendo a inclusão social.